exclusivo
07 ABR 2021
06 abril 2021 às 22h01

Campeões europeus e mundiais de hóquei pela 2.ª vez

Seleção portuguesa de hóquei em patins ganhou torneio que foi simultaneamente Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo

DN

Em 1948 Portugal sagrou-se pela segunda vez (consecutiva) campeão mundial e europeu de hóquei em patins, tendo vencido sete dos oito jogos do torneio realizado na cidade suíça de Montreux entre os dias 24 e 30 de março.

O evento foi simultaneamente a quarta edição do Campeonato do Mundo e a 14.ª do Campeonato da Europa, tendo Portugal aproveitado para imitar o feito do ano anterior, quando triunfou em Lisboa.

À chegada a Lisboa, quase uma semana depois, os campeões foram recebidos em apoteose. "Uma receção triunfal. O povo de Lisboa aclamou em delírio os campeões do mundo em óquei em patins desde o aeroporto até ao Ministério da Educação Nacional", podia ler-se na primeira página da edição de 7 de abril de 1948 do Diário de Notícias. Não, não foi nenhum erro: na altura escrevia-se óquei e não hóquei.

"Quando cerca das 22 horas de ontem os jogadores da equipa nacional de óquei em patins assomaram às janelas do Ministério da Educação no Campo de Santana repleto de gente, a banda da Polícia rompeu com os acordes do Hino Nacional e a multidão - milhares e milhares de pessoas dominadas pela emoção do momento - entoou em coro A Portuguesa", escreveu o DN, que deu conta de que o chefe do Estado e o governo se tinham associado à manifestação.

Portugal soma atualmente 16 títulos mundiais (menos um do que Espanha) e um recorde 21 europeus (mais quatro do que o país vizinho). Em 2019 venceu pela última vez o Campeonato do Mundo e em 2016 levantou pela derradeira ocasião o troféu continental.