exclusivo
06 novembro 2018 às 06h20

FC Porto ataca oitavos da Champions à procura de vitória inédita

Dragões recebem Lokomotiv e nunca ganharam em casa a uma equipa russa para a Liga dos Campeões. Triunfo deixa oitavos-de-final a um ponto. Saiba como estão todos os grupos da prova no arranque da 2.ª volta da fase de grupos.

Rui Salvador

Uma vitória do FC Porto nesta terça-feira frente ao Lokomotiv Moscovo coloca os azuis e brancos em excelente posição para ultrapassar pela 15.ª vez a fase de grupos da Liga dos Campeões. Os três pontos garantem, pelo menos, a continuação de uma caminhada europeia, ficando a faltar um empate para a passagem aos oitavos-de-final da principal competição de clubes da Europa.

Com sete pontos, o FC Porto entra na 4.ª jornada na liderança do grupo D. Atrás vêm Schalke 04, com cinco pontos, e Galatasaray, com quatro. O Lokomotiv procura ainda os primeiros pontos. Três vitórias nos próximos três jogos garantem aos dragões 16 pontos, o que significaria igualar um recorde do clube na Liga dos Campeões, que vem da época 1996-1997. Além da receção desta terça-feira à equipa de Moscovo, os dragões recebem ainda neste mês os alemães e deslocam-se à Turquia em dezembro.

Quando as duas equipas pisarem o relvado do Estádio do Dragão, perto das 20.00, os jogadores orientados por Sérgio Conceição procurarão também um feito inédito para o clube: ganhar em casa a uma equipa russa para a Liga dos Campeões. O CSKA conseguiu dois empates sem golos no Dragão, em 2004 e 2006, com o Zenit a conseguir o mesmo resultado em 2011 e a vencer em 2013, por 1-0. Tudo encontros a contar para a fase de grupos.

Apesar do mau registo em casa, o recorde do FC Porto contra equipas da Rússia na Liga dos Campeões é positivo, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas em nove jogos. Ao décimo encontro, os dragões procuram continuar o que começaram há duas semanas em Moscovo, de onde saíram com uma vitória por 3-1 contra o Lokomotiv, e alcançar assim esse primeiro triunfo caseiro.

O jogo com o Lokomotiv aparece também numa altura em que os dragões, depois da derrota na Luz frente ao Benfica há um mês, somam cinco triunfos no mesmo número de jogos. E dentro deste bom momento estão jogos para todas as competições em que a equipa está envolvida: Vila Real (6-0, Taça de Portugal), Lokomotiv (3-1, Liga dos Campeões), Feirense (2-0, I Liga), Varzim (4-2, Taça da Liga) e Marítimo (2-0, I Liga). Este ciclo de jogos importantes fechar-se-á no próximo sábado, no Estádio do Dragão, frente ao Sp. Braga, que lidera o campeonato com os mesmos 21 pontos do FC Porto. Depois, segue-se uma paragem para as seleções.

"Importante entrar forte como na Rússia"

Sérgio Conceição disse, em antevisão à partida com o Lokomotiv, que espera um adversário diferente "para melhor" e que, por isso, o jogo desta terça-feira será "mais difícil do que o da Rússia". No entanto, garante que isso não impedirá o FC Porto de entrar "a fazer tudo para garantir os três pontos". "O importante é entrar forte como lá", assegurou.

Sobre mudanças no plano de jogo dos dragões, o técnico português referiu que podem acontecer, mas dentro de uma estratégia pensada: "Não vamos fugir à identidade da equipa. Podemos mudar um jogador, ou posicionamentos, mas, dentro da estratégia, não entramos a pensar nem reagimos ao adversário. Isso nunca."

Conhecido por não gostar de individualizar no seu discurso, os minutos que Oliver Torres tem tido na equipa acabaram por ser comentados por Sérgio Conceição, que diz que o espanhol tem feito um "trabalho magnífico" para se aproximar daquilo que o treinador pensa ser um "médio moderno". "O futebol está cada vez mais intenso, com mais duelos, e o Oliver melhorou muito em vários aspetos", frisou, destacando principalmente o "jogo sem bola" e a "chegada à área adversária".

O treinador do FC Porto falou ainda sobre Herrera, revelando que o mexicano está "condicionado" desde o primeiro jogo com o Lokomotiv e que tem "feito um esforço enorme sempre que é chamado".

Russos são talismã... na Liga Europa

A história do FC Porto com equipas russas nas competições europeias tem outro panorama quando se trata da Liga Europa. Em 2010-2011, ano em que numa final portuguesa um golo de Falcao (marcou 17 nessa edição) deu a taça ao FC Porto frente ao Sp. Braga, os dragões defrontaram duas equipas moscovitas em eliminatórias consecutivas, conseguindo quatro vitórias.

Nos oitavos-de-final, a equipa treinada por André Villas-Boas venceu no campo do CSKA, por 1-0, alcançando novo triunfo por 2-1 no Estádio do Dragão. Na eliminatória seguinte, com o Spartak, também da capital russa, o FC Porto conseguiu duas vitórias expressivas: 5-1 em casa e 5-2 fora. Antes da final com os bracarenses, os azuis e brancos eliminaram os espanhóis do Villarreal nas meias-finais.

PSG passa? Tudo sobre a segunda volta da Champions

Grupo A
Depois de ser goleado (4-0) em Dortmund, o Atlético Madrid, com seis pontos, recebe o Borussia, que venceu os três jogos disputados. Em França, Monaco e Club Brugge, ambos com um ponto, parecem discutir quem vai à Liga Europa, mas uma nova derrota dos madrilenos e uma vitória dos monegascos deixaria os dois clubes a apenas dois pontos de distância e com uma partida por disputar entre si, o que poderia animar a corrida pelo apuramento. Já o Borussia Dortmund, mesmo com dois jogos fora de portas, tem na receção aos belgas, na próxima jornada, a oportunidade ideal para confirmar o apuramento.

Grupo B
Com três vitórias em três jogos, o Barcelona está lançado para o apuramento, mesmo com uma deslocação complicada ao Giuseppe Meazza já nesta noite para defrontar o Inter, que está em segundo com seis pontos. Tottenham e PSV têm um ponto, mas os ingleses recebem os holandeses e de seguida os italianos. Duas vitórias baralham as contas ou, pelo menos, garantem um lugar na Liga Europa, porque o PSV parece estar num patamar abaixo.

Grupo C
Neste grupo reside não só provavelmente a história mais interessante desta Liga dos Campeões como uma das mais interessantes das passadas edições da prova, o Paris Saint-Germain. O passeio e os recordes no campeonato continuam, mas com adversários complicados a história é outra. A goleada ao Estrela Vermelha (6-1) foi vistosa, mas de Liverpool os parisienses não trouxeram pontos e na receção ao Nápoles só o génio de Di María evitou a derrota (2-2). O PSG está em terceiro, com quatro pontos, a um do Nápoles e a dois do Liverpool. A segunda volta afigura-se tudo menos fácil para uma equipa milionária que anda há muitos anos para cumprir o sonho europeu.

Grupo E
Ajax e Bayern Munique partilham a liderança do grupo do Benfica, com sete pontos. Os encarnados, que somam duas derrotas e um triunfo no terreno do AEK (zero pontos), têm na receção de amanhã aos holandeses o jogo de uma época, também devido à fase conturbada que se vive na Luz. Os alemães continuam claros favoritos (no grupo e na prova) e é mesmo no Estádio da Luz que se vai decidir muito sobre o segundo lugar. Mais uma derrota para a equipa de Rui Vitória e o caminho passará por discutir a ida para a Liga Europa com a equipa de Atenas.

Grupo F
Mesmo com uma derrota caseira frente ao Lyon, parece pouco provável que Hoffenheim e Shakhtar Donetsk (de Paulo Fonseca) possam atrapalhar o apuramento do Manchester City de Pep Guardiola, que lidera com seis pontos, mais um do que o Lyon. Alemães e ucranianos, com dois pontos, partem atrás dos franceses mas ainda não desarmaram na luta pelo segundo lugar, num grupo em que a luta pela Liga Europa também deverá ser até ao fim.

Grupo G
A tentar a quarta Liga dos Campeões consecutiva, mas agora sem Cristiano Ronaldo, não deverá ser uma derrota no campo do CSKA que atrapalhará a chegada do Real Madrid aos oitavos. A Roma também tem seis pontos, mas vai jogar a Moscovo, frente a uma equipa que tem quatro pontos. Um resultado a favor do CSKA pode virar a lógica do grupo e colocar os italianos em problemas. Os checos do Plzen, com um ponto, podem sempre surpreender, mas não entram nas contas dos três primeiros lugares.

Grupo H
Do outro lado da moeda está a equipa que agora tem Cristiano Ronaldo, a Juventus, com três vitórias em três jogos, incluindo um triunfo no campo do Manchester United de José Mourinho, que segue no segundo lugar, com quatro pontos. A vecchia signora já vê a fase seguinte, mas o treinador português tem todos os motivos para não estar descansado, com o Valência, que empatou a zero em Old Trafford, a apenas dois pontos. O Young Boys, da Suíça, tem um ponto e só uma grande surpresa faria a equipa continuar na Europa.