Exclusivo "Shamima Begum abdicou da nacionalidade britânica quando se juntou ao Estado Islâmico"

Fabrice Balanche, especialista em estudos islâmicos e Médio Oriente, analisa, em entrevista ao DN, a situação na Síria, em guerra há quase oito anos. E onde o Estado Islâmico está encurralado. O académico considera que quando disse que a Europa tem de receber de volta os seus jihadistas, Donald Trump estava "a lembrar aos europeus que têm de carregar a sua quota-parte do fardo [da luta ao terrorismo]".

Especialista em estudos islâmicos e Médio Oriente, Fabrice Balanche é diretor de investigação na Universidade Lyon 2 e professor convidado no The Washington Institute.

Em entrevista ao DN, por e-mail, o académico diz compreender a posição de Trump face à Europa no caso dos combatentes estrangeiros capturados na Síria. Mas também diz perceber a atitude de países como o Reino Unido e a França. O primeiro recusou aceitar de volta a jovem britânica Shamima Begum, que fugiu de casa para se juntar ao Estado Islâmico, tendo dado à luz recentemente num campo sírio o seu terceiro filho. O segundo passou para o Iraque a tarefa de julgar os jihadistas franceses que se juntaram ao Estado Islâmico e foram capturados na Síria.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG