Premium 1991. Aprovado Acordo Ortográfico

A 5 de junho de 1991 o DN noticiava que o Parlamento tinha aprovado o Acordo Ortográfico. Apesar de já estar em vigor, o documento continua a ser contestado.

4 de junho de 1991: esta data pouco dirá aos leitores, mas 28 anos depois ainda discutimos uma resolução da Assembleia da República que foi aprovada nesse dia, a 26/91, e que na primeira página do Diário de Notícias mereceu três breves linhas: "Aprovado Acordo Ortográfico."

Afinal, nesse dia antecipava-se a paz em Angola - e era essa a manchete do jornal: "MPLA e UNITA brindam à paz para Angola" - e anunciava-se que o então líder socialista Jorge Sampaio tinha apresentado sete medidas para convencer o eleitorado. Não convenceu - e Cavaco Silva repetiria a maioria absoluta em outubro.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.