exclusivo
04 MAR 2021
04 março 2021 às 00h01

Portugal campeão do mundo de sub-20

DN noticiou a conquista do primeiro título mundial de sub-20 a 4 de março de 1989. Abel e Jorge Couto marcaram os golos da vitória de Portugal sobre a Nigéria em Riade, na Arábia Saudita

DN

"Juniores de Portugal são campeões do mundo". Assim foi a manchete do Diário de Notícias a 4 de março de 1989.

A seleção nacional de futebol sub-20 tinha conquistado na véspera o título mundial após bater a Nigéria por 2-0 em Riade, na Arábia Saudita, na grande final. Abel, aos 44 minutos, e Jorge Couto, aos 75, marcaram os golos.

"O primeiro título mundial de futebol português foi ontem conquistado em Riade pela seleção de juniores, ao bater a Nigéria, por 2-0, num jogo em que os pupilos de Carlos Queiroz deixaram clara a sua superioridade, realizando mais uma exibição convincente. Abel abriu o ativo, com um golo de belo efeito, um remate à meia volta à entrada da área, e Jorge Couto trouxe a tranquilidade à turma nacional a um quarto de hora do fim, também com um tiro desferido de bem longe", podia ler-se nos primeiros parágrafos da notícia.

Na jovem equipa das quinas pontificavam ainda nomes como Paulo Madeira, João Vieira Pinto, Hélio Sousa, Fernando Couto, Paulo Sousa e Folha, que anos mais tarde haveriam de se tornar internacionais A.

Portugal conquistaria novo título mundial de sub-20 dois anos depois, em Lisboa, com Jorge Costa, Rui Costa e Luís Figo, entre outros, na seleção nacional. Foram (até agora) os únicos campeonatos do mundo da história do futebol de 11 português.