Premium A Casa Branca não é para velhos? Trump, Biden e Sanders discordam

O presidente republicano tem 72 anos. O seu principal rival democrata, 76. O senador Bernie Sanders, outro candidato à nomeação democrata, já vai nos 77. A idade ainda é tabu? Parece que não.

"Sinto-me um jovem. Sou tão jovem. Nem acredito. Sou a pessoa mais jovem - sou um homem jovem e vibrante. Olho para o Joe. Quanto a ele não sei. Não sei", afirmava Donald Trump pouco depois de Joe Biden anunciar a entrada na corrida à nomeação democrata para as presidenciais. Mas se o presidente parece obcecado com a sua idade em comparação com a do ex-vice-presidente - mesmo se este tem 76 anos, só mais quatro do que ele - para os americanos esse já não é um tabu.

A ano e meio das presidenciais, mas com a campanha lançada - afinal as primárias começam já em janeiro de 2020 -, o campo democrata já vai em mais de duas dezenas de candidatos, com os septuagenários Joe Biden e Bernie Sanders a liderar as sondagens, mas com uma forte presença de candidatos jovens, como o mayor Pete Buttigieg ou a congressista Tulsi Gabbard, de 37 e 38 anos respetivamente. Ora o estudo da Ipsos conclui que se mais de metade dos democratas dizem ser menos provável votar num candidato com mais de 70 anos, mais de um terço também não dariam o seu voto a um candidato com menos de 40. Um quarto diz que a idade não importa.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG