Airbnb corta nas taxas para ganhar hotéis ao Booking
É o derradeiro golpe numa batalha já longa com a Booking. A partir desta terça-feira, o Airbnb acaba com o sistema de comissões partilhadas entre o alojamento e o hóspede passando a cobrar uma taxa única de 14% ao fornecedor do serviço, sempre que se trate de um anfitrião profissional. A medida pretende conquistar hotéis e clientes ao Booking, que detém o monopólio mundial das reservas de alojamento.
"Estamos centrados em facilitar o trabalho dos anfitriões profissionais com a plataforma Airbnb, por essa razão estamos a implementar uma nova estrutura de comissões", revelou o Airbnb ao DN/Dinheiro Vivo. "Esta nova comissão, apenas para anfitriões profissionais (hotéis, estalagens, etc.), cria uma taxa standard e elimina a taxa dos hóspedes."
A nova política é só mais um passo do Airbnb no mundo dos hotéis e alojamentos profissionais. Há muito que a plataforma quer deixar de ser apenas um ponto de encontro entre turistas e proprietários que colocam as suas casas ou quartos à disposição dos turistas. Para ganhar escala no mundo dos profissionais, o Airbnb tem feito campanhas de atração de hoteleiros e prometido preços baixos. Em paralelo, a plataforma comprou recentemente o Hotel Tonight, app de reservas de "última hora" para escalar o seu negócio de hotéis.
A empresa assume um outro propósito com a mudança nas taxas que cobra: "Oferecer aos anfitriões profissionais que anunciam em várias plataformas um melhor controlo sobre os preços que aparecem aos hóspedes na plataforma Airbnb."
A nova taxa entra em efeito para todos os novos registos de alojamentos a partir desta terça-feira. Não é certo que os hotéis com registos mais antigos possam migrar para o novo serviço, ainda que, segundo o Skift, esteja a ser preparada uma opção de escolha do modelo para os restantes hotéis.
O custo partilhado entre alojamentos e clientes vai manter-se para todos os outros tipos de alojamento anunciados, tanto por gestores de propriedades como por anfitriões que partilham as suas casas. Nestes casos, o host assume uma taxa que varia de 3% a 5% e os clientes pagam taxas que podem chegar aos 20%.