Exclusivo Aconteceu em 1979 - A vitória de Sá Carneiro: o dia em que a direita chegou ao poder em Portugal
Foi a 2 de dezembro de 1979. A coligação de centro-direita, impulsionada por Francisco Sá Carneiro, líder do PSD, ganha as eleições intercalares de 1979 com maioria absoluta, conseguindo 128 deputados dos 250.

Os três líderes, Sá Carneiro (ao centro), Freitas do Amaral (à esq.) e Gonçalo Ribeiro Teles (à dir.), festejavam a vitória.
© Arquivo DN
Cinco anos depois do 25 Abril, a direita chegou ao poder. Foi a 2 de dezembro de 1979. A Aliança Democrática (AD), que integrava três partidos, PSD, CDS e PPM, ganha as eleições legislativas intercalares. Francisco Sá Carneiro, líder do PSD, que tinha sido o grande impulsionador desta coligação de centro-direita, tornava-se primeiro-ministro.
O DN dava conta dos resultados: 45,26%, o que deu à AD 128 deputados na Assembleia da República, dos 250, obtendo a primeira maioria absoluta. Em 1980, nas eleições legislativas gerais, atinge os 47,59%, 134 deputados dos 250.