Premium Criados pelo menos 19 hospitais privados em Portugal

Cerca de duas dezenas de hospitais privados vão surgir no país até 2020. Há um reforço da oferta nas grandes cidades, mas a cobertura geográfica é mais abrangente.

Portugal vai criar em três anos (de 2018 a 2020) pelo menos mais 19 hospitais privados. Juntam-se aos 114 que já existiam, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 2016. No último ano, abriram portas oito novas unidades hospitalares e até ao final de 2019-2020 devem estar a funcionar mais cinco, segundo um levantamento feito pelo DN. Há ainda três projetos de hospitais particulares sem data de abertura prevista. Para os administradores ​​​​​​​hospitalares, estes números são sinal da confiança que se vive no setor privado, em parte por causa da descrença no serviço público.

O investimento total é superior a 750 milhões de euros num setor que continua a crescer. Embora o Serviço Nacional de Saúde (SNS) assegure mais de 80% das urgências e mais de 70% dos internamentos e cirurgias, os hospitais privados revelam um maior crescimento, de acordo com o INE.

Ler mais

Exclusivos