2 de agosto de 1935. Três anos depois, Pedro Teotónio Pereira iria ser o "Agente Especial", enviado por Salazar para junto do general Franco, vencedor da Guerra Civil espanhola. Começava, aí, uma carreira diplomática que o levaria à grandes chancelarias, do Rio de Janeiro a Londres e Washington..Entretanto, naquela manhã do verão de 1935, o DN publicava uma reportagem sobre uma vitória de Teotónio Pereira, jovem (33 anos) secretário de Estado das Corporações e da Previdência Social..Uma vitória também diplomática, mas interna, de conquista da paz social: o lançamento das carreiras de elétricos da Carris de Lisboa exclusivamente para operários. Quatro linhas servindo trabalhadores fabris - de Belém à Almirante Reis, da Praça do Comércio ao Alto de São João, da Ajuda ao Rossio e do Rossio ao Poço do Bispo..Elétricos só para trabalhadores, encimados pela placa "Carros para Operários", e com bilhetes mais baratos, de 30, 40 e 50 centavos segundo as zonas. O acordo era político, do governo e da Câmara de Lisboa, com a empresa privada Carris. A luta de classe amainada, numa Europa que fervilhava.
2 de agosto de 1935. Três anos depois, Pedro Teotónio Pereira iria ser o "Agente Especial", enviado por Salazar para junto do general Franco, vencedor da Guerra Civil espanhola. Começava, aí, uma carreira diplomática que o levaria à grandes chancelarias, do Rio de Janeiro a Londres e Washington..Entretanto, naquela manhã do verão de 1935, o DN publicava uma reportagem sobre uma vitória de Teotónio Pereira, jovem (33 anos) secretário de Estado das Corporações e da Previdência Social..Uma vitória também diplomática, mas interna, de conquista da paz social: o lançamento das carreiras de elétricos da Carris de Lisboa exclusivamente para operários. Quatro linhas servindo trabalhadores fabris - de Belém à Almirante Reis, da Praça do Comércio ao Alto de São João, da Ajuda ao Rossio e do Rossio ao Poço do Bispo..Elétricos só para trabalhadores, encimados pela placa "Carros para Operários", e com bilhetes mais baratos, de 30, 40 e 50 centavos segundo as zonas. O acordo era político, do governo e da Câmara de Lisboa, com a empresa privada Carris. A luta de classe amainada, numa Europa que fervilhava.