Aconteceu em 1949 - Mao Tsé-tung funda a República Popular da China

A proclamação do regime comunista a 1 de outubro de 1949 foi noticiada três dias depois na primeira página do Diário de Notícias.

A revolução liderada por Mao Tsé-tung fundou neste dia, em 1949, o regime comunista que perdura até aos dias de hoje e que seria reconhecido dias depois pela Rússia.

Essa fundação do regime há precisamente 70 anos seria noticiada apenas três dias depois pelo DN, a propósito do corte de relações de Moscovo com a China nacionalista e o seu reconhecimento da recém-nascida República comunista.

"A Rússia cortou relações com o Governo nacionalista da China depois de reconhecer a República comunista daquele país" fundada a 1 de outubro de 1949, escrevia o DN na edição de 4 de outubro de 1949.

As razões desse atraso estão hoje perdidas no tempo, embora possam justificar-se com a censura em Portugal, o controlo da informação em Pequim e a distância aos eventos.

O Partido Comunista Chinês foi fundado em 1921 e teve de enfrentar sucessivos desafios até fazer triunfar a revolução em outubro de 1949. Após a guerra contra os invasores japoneses, Mao Tsé-tung e os seus seguidores entraram numa derradeira guerra civil contra os nacionalistas liderados por Chiang Kai-shek.

Exclusivos