Premium A democracia no século XXI

O que podemos esperar da democracia no presente século? Que mudanças à escala global mais podem afectar a democracia? Sabemos que o número de países governados em democracia aumentou ao longo do último quartel do século XX, estagnando a partir da viragem do milénio. Será que o populismo está a pôr em risco essa evolução? Podemos ser optimistas? Não sabemos as respostas, mas cada um de nós saberá o que fazer e isso importa.

Neste século XXI, intensifica-se a globalização e a correspondente maior exposição das sociedades e dos indivíduos ao mundo exterior. Paralelamente, o ritmo de circulação das notícias e a atenção dada a acontecimentos nacionais tem aumentado à escala global. O mundo está mais pequeno e mais próximo. O século XXI é também diferente por causa das alterações que a tecnologia trouxe quanto à produção e divulgação de informação. É o século das redes sociais de conteúdos manipuláveis.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".