exclusivo
01 MAR 2019
01 março 2019 às 06h23

O conto de fadas dos Ingebrigtsen. Três irmãos, três campeões e treinados pelo pai

Henrik, Filip e Jakob tornaram a Noruega uma potência do meio-fundo, com títulos em distâncias dos 1500 aos 5000 metros. Treinados pelo pai vão estar em ação nesta semana nos Europeus de Pista Coberta e correr juntos os 3000 metros. A popularidade é tanta que têm um reality show na TV norueguesa.

Nuno Fernandes

Três irmãos, três campeões da Europa nas provas de atletismo de meio-fundo com a particularidade de serem treinados pelo pai. Na família de sete irmãos há mais dois descendentes que estão a dar os primeiros passos na modalidade. São o mais recente fenómeno do mundo do atletismo e a partir desta sexta-feira, nos Europeus de Pista Coberta que se realizam em Glasgow, na Escócia, vão estar de novo a centrar as atenções. Henrik, 28 anos, Filip, 25, e Jakob, 18, são três irmãos noruegueses que formam o clã Ingebrigtsen e que estão a revolucionar as provas de meio fundo na Europa. Treinados por Gjert, o pai, transformaram-se num caso sério, sobretudo o mais novo, que já começa a dar luta aos atletas africanos.

Neste mês, Jakob estabeleceu um novo recorde mundial na categoria de juniores, ao correr os 1500 metros em 3.36,02 minutos, batendo a marca do etíope Samuel Tefera, que uma semana antes tinha pulverizado o tempo do marroquino Hicham El Guerrouj. Nesta mesma prova, disputada em Dusseldorf, na Alemanha, o irmão Filip fechou o pódio com 3.38,62 minutos.

Henrik e Filip, os dois irmãos mais velhos, já eram atletas com créditos quando Jakob começou a dar na vistas. Em 2017, com apenas 16 anos, o benjamim da família tornou-se o atleta mais jovem de sempre a baixar o recorde da milha dos quatro minutos (3:58.07). Mas também se tem destacado em outras distâncias do meio-fundo. No ano passado foi medalha de ouro nos Europeus de Berlim nos 1500 e 5000 metros.

"Ser treinador dos teus filhos é uma combinação difícil. Tento dar o meu melhor em ambos os papéis, mas é um desafio constante", reconheceu em declarações ao jornal espanhol AS o patriarca da família, conhecido por dar treinos muito exigentes, mas que estão a dar frutos, pois a Noruega tornou-se a principal potência europeia no meio-fundo, herdeira de países com a Grã-Bretanha e a Espanha. Ficou célebre uma frase de Gjert depois de Jakob ter ganho as duas medalhas de ouro no ano passado nos Europeus de Berlim: "Vai celebrar com um copo de leite e depois cama."

Henrik, de 29 anos, foi campeão da Europa de 1500 metros em 2012 e quinto classificado nos Jogos Olímpicos de Londres. Além disso acumula mais seis medalhas continentais. Filip, 25, foi campeão da Europa na mesma distância em 2016, de corta-mato em 2018 e bronze mundial em 2017. Jakob, o benjamim da família, já tem três medalhas de ouro como júnior, outras duas como sénior conquistadas em 2018 nos Europeus de Berlim nas distâncias de 1500 e 5000 metros e mais três na disciplina de corta-mato.

A partir desta sexta-feira, nos Europeus de Pista Coberta de Glasgow, os três irmãos vão entrar em ação. Jakob e Filip vão correr juntos as provas de 1500 e 3000 metros - nesta última distância estará também o irmão mais velho, Henrik, podendo dar-se o caso de o clã Ingebrigtsen conseguir uma proeza inédita de colocar os três irmãos no pódio.

A obsessão do pai acabou num reality show de sucesso

Desde muito cedo que Gjert Ingebrigtsen incutiu nos miúdos o gosto pelo desporto. Começaram pelo esqui de fundo, mas acabaram no atletismo. "Eles gostavam daquilo, mas optámos pelo atletismo porque era muito mais difícil estarmos entre os melhores no esqui", contou o pai ao jornal AS, ele que desde muito cedo submeteu os filhos a testes fisiológicos e devorou centenas de livros sobre métodos de treino: "Temos um bom sistema baseado na nossa experiência. A equipa Ingebrigtsen funciona como uma empresa, estabelecendo objetivos e focando-se em conseguir bons resultados."

Gjert nunca correu nem tinha história no atletismo. Era diretor de uma empresa de logística, mas criou uma obsessão pela modalidade e quis fazer dos filhos figuras na modalidade. Sentiu-se com condições para os treinar, mesmo sem preparação, e à custa de muito estudo e trabalho conseguiu fazer dos filhos campeões. Henrik, o mais velho, serviu como cobaia, e por isso na sua preparação foram cometidos alguns erros. Erros que se registaram em menos escala com Filip e que agora serviram na aprendizagem de Jakob, o atleta de 18 anos que promete ser mesmo um caso sério nas disciplinas de meio-fundo.

A média semanal corrida pelos três irmãos é de 135 quilómetros, com sessões bidiárias quase todos os dias da semana. Há muita intensidade nos treinos e são trabalhados vários aspetos, com especial destaque para a capacidade de absorção de oxigénio.

"Sou profissional desde os meus oito, nove, dez anos. Tenho treinado com muita intensidade e seguido uma vida bem estruturada, tal como os meus irmãos, desde muito novo. Foi uma coisa incrível ter conseguido conquistar uma medalha de ouro. Mas duas no espaço de dois dias é uma verdadeira loucura. É o resultado de me ter dedicado ao atletismo a vida inteira", confessou Jakob após os Europeus de Berlim realizados no ano passado.

A popularidade dos Ingebrigtsen na Noruega é enorme, ao ponto de uma televisão ter criado um reality show sobre esta família, o Team Ingebrigtsen, assim se chama o programa, que já vai na segunda temporada. O programa basicamente assenta no dia-a-dia e na relação do pai com os seus sete filhos, mas sobretudo com os três que são atletas profissionais.

Os primeiros episódios foram para o ar ainda em 2012, um ano depois de Henrik ter sido campeão da Europa dos 1500 metros, ainda Jakob tinha 12 anos. O sucesso foi enorme e anos mais tarde foi feita uma segunda série, já com Jakob mais velho a dar cartas no atletismo (dupla medalhado de ouro nos Europeus de Berlim em 2018) e outras cenas mais reservadas da família, como o dia em que Henrik pediu a mulher em casamento na Ópera de Oslo.

E no futuro há mais Ingebrigtsen que prometem vir a ser casos sérios no atletismo, seguindo o exemplo dos três irmãos. Ingrid, de 12 anos, já começa a fazer bons tempos, assim como William, de 5, que já participa em provas de infantis. Na família, só dois irmãos não praticam atletismo, o que levanta um dilema ao pai: "É mais difícil dar-lhes atenção."