Premium A vez de AMLO: populismo ou a "quarta transformação" do México?

Andrés Manuel López Obrador toma neste sábado posse como presidente do México, depois de um longo período de transição durante o qual marcou as bases da sua presidência.

Cinco meses depois de ter sido eleito com uma larga maioria, Andrés Manuel López Obrador toma posse como presidente do México. Acusado pelos críticos de ser um populista de esquerda, AMLO (como é conhecido) suscitou o receio dos mercados ao cancelar a construção de um novo aeroporto da Cidade do México, depois de uma consulta popular na qual participaram apenas 1,2% dos eleitores.

AMLO começa neste sábado um mandato que quer que seja o da "quarta transformação" do país, depois da independência (o movimento armado contra três séculos de domínio espanhol de 1810 a 1821), da reforma (que se seguiu à guerra entre liberais e conservadores de 1858 a 1861) e da revolução contra o regime de Porfírio Díaz (1910-1917), que promulgou a atual Constituição.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Contratos públicos

Empresa que contratava médicos para prisões não pagou e sumiu

O Estado adjudicou à Corevalue Healthcare Solutions, Lda. o recrutamento de médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares para as prisões. A empresa recrutou, não pagou e está incontactável. Em Lisboa há mais de 30 profissionais nesta situação e 40 mil euros por pagar. A Direção dos Serviços Prisionais diz nada poder fazer.