O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio Bento.
O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio Bento.DR

Unicórnio Sword Health angaria 40 milhões e passa a valer quatro mil milhões

Empresa portuguesa de prestação de cuidados de saúde está a apostar na Inteligência Artificial e lançou nova solução para a saúde mental.
Publicado a
Atualizado a

A empresa portuguesa Sword Health realizou mais uma ronda de investimento e conseguiu angariar mais 40 milhões de dólares (cerca de 34,6 milhões de euros), elevando a sua valorização para quatro mil milhões de dólares (cerca de 3,5 mil milhões de euros). A empresa do Porto criada por Vergílio Bento passa assim largamente a fasquia dos mil milhões que determina a entrada no clube dos chamados "unicórnios".

A ronda de investimento foi liderada pela General Catalyst, descrita pela empresa de Virgílio Bento como uma das "venture capital mais influentes em inovação na área da saúde". Também participaram a Khosla Ventures, Comcast Ventures e os portugueses da Lince Capital, Oxy Capital, Armilar, Indico Capital e Shilling.

Em comunicado, a empresa diz que "o valor angariado servirá para acelerar a estratégia de fusões e aquisições da Sword, apoiar a expansão global e reforçar o desenvolvimento contínuo de modelos de IA em todas as principais áreas dos cuidados de saúde".

A General Catalyst, que tem apoiado a empresa portuguesa ao longo dos anos, acredita que ela está na "vanguarda" da transformação da prestação de cuidados de saúde.

“Ao combinar IA sofisticada e expertise clínica humana, a Sword está a reinventar totalmente os cuidados de saúde – desde o tratamento da dor física até à solução anunciada hoje, focada na saúde mental – expandindo o acesso, melhorando os resultados clínicos e reduzindo os custos a nível global. Temos orgulho em apoiar a Sword e em vê-la acelerar a transição para um modelo de saúde verdadeiramente centrado na IA”, afirma Chris Bischoff, diretor executivo da General Catalyst e membro do conselho da Sword, citado na nota de imprensa.

A Sword Health anuncia também também esta terça-feira, 17 de junho, o lançamento de uma solução focada na saúde mental denominada Mind, "que combina inteligência artificial e especialistas clínicos para garantir o acesso aos melhores cuidados de saúde mental".

D.R.

A empresa diz que assim dá resposta "à escassez global de profissionais em saúde mental e garantindo o acesso aos melhores cuidados".

Os números avançados pela empresa apontam para quase mil milhões de pessoas em todo o mundo com problemas de saúde mental.

O Mind possibilita apoio durante 24 horas, sete dias por semana, utilizando a inteligência artificial.

“Transformámos a prestação de cuidados de saúde desde o zero, substituindo um modelo centenário e intensivo em recursos humanos por IA que elimina barreiras ao acesso a cuidados de excelência para todos os que deles precisam”, afirma Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health, citado no comunicado.

O CEO diz que o setor é ainda dominado por "modelos ineficazes e pouco escaláveis" e a nova ronda de financiamento vai permitir "aprofundar a investigação em IA de base e acelerar a nossa expansão para novas áreas, como a saúde mental".

O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio Bento.
Portuguesa Sword Health é escolhida para transformar cuidados de saúde no Reino Unido
O fundador e CEO da Sword Health, Virgílio Bento.
Sword Health acelera expansão global com aquisição no Reino Unido

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt