TemaHome ganha nova vida com investimento nortenho
A TemaHome, empresa de mobiliário de Tomar, foi comprada por Vítor Poças, presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), em parceria com Vítor Silveira, empresário de Paredes que detém a X8, fabricante de cadeiras e mesas. Os dois empresários assumem um investimento de 10 milhões de euros, dos quais oito são dívida acumulada, mas acreditam na viabilização da empresa e dos seus mais de 100 trabalhadores. Vítor Poças aponta para resultados positivos da TemaHome já em 2025 e acredita que. em cinco anos, o valor da empresa para a economia da região e do país chegue já aos 60 milhões de euros.
“Tomei conhecimento, já numa fase muito avançada, de que a empresa se encontrava numa situação económico-financeira muito difícil e, depois de a visitar, e olhando aos seus pontos fortes e, sobretudo, à questão social, procurei encontrar quem me ajudasse a aportar valor ao negócio”, explica Vítor Poças.
A TemaHome é, segundo este responsável, a maior empresa portuguesa de vendas online do setor do mobiliário, mas irá beneficiar da rede de mais de 150 agentes internacionais da X8 para reforçar a sua presença nos mercados internacionais.
A marca está já presente em mais de 40 mercados, com especial destaque para os Estados Unidos, Médio Oriente, Reino Unido e Alemanha, mas o objetivo é crescer, com uma aposta muito forte, em especial, no mercado norte-americano e do Médio Oriente. Prevista está já a participação da marca na feira KIBS (Kitchen / Bath Industry Show), em Las Vegas, ainda este mês, e no Dubai Wood Show, em abril. Em janeiro esteve já num certame em Birmingham, Inglaterra.
No imediato, a estratégia passa por implementar um programa de eficiência de custos e de melhoria dos rendimentos, “seja por via da seleção dos produtos mais rentáveis, seja pelo ajustamento de preços e pela entrada nos agentes internacionais, aumentando a rentabilidade da empresa”.
Além disso, será iniciado um processo de redução de dívida, a fornecedores e bancos, de modo a que, no final do ano, o passivo da TemaHome ronde os seis milhões de euros, e seja “consentâneo com o equilíbrio económico-financeiro” da empresa. Um processo para o qual espera contar com a “compreensão de fornecedores e credores, no sentido de ajudarem e contribuírem para a viabilização da empresa”. O plano de negócios prevê um volume de faturação na ordem dos nove milhões de euros, já este ano, e regresso aos lucros, “ainda que ligeiros”.
Vítor Poças reconhece que “há muitos erros acumulados do passado que precisam de ser corrigidos”, mas garante acreditar no negócio e no futuro de uma empresa que está “muito bem apetrechada”. Refere, inclusive, que a mesa de jantar de Cristiano Ronaldo, na sua casa da Arábia Saudita, é da TemaHome, especificamente do modelo Dusk. “Estamos a falar de uma marca que tem uma enorme notoriedade internacional, com um design moderno, que atende muito às funcionalidades das suas peças, com linhas simples e elegantes”, refere o empresário, sublinhando que a marca se posiciona num segmento de mercado médio-alto.
Vítor Poças é presidente da AIMMP há 13 anos, em representação do grupo familiar iPoças, que opera no segmento das madeiras e da construção civil, conta com 27 trabalhadores e fatura três milhões de euros ao ano. Já a X8 tem 60 trabalhadores e fatura cerca de seis milhões. Exporta 98% do que faz, em especial para Reino Unido, EUA e Médio Oriente.
Vítor Poças destaca o apoio que recebeu por parte da Câmara de Tomar e sublinha: “Estamos focados em dar uma nova vida à TemaHome, uma empresa que esteve prestes a fechar. Com as sinergias que criámos, trazendo novos canais de venda e novas oportunidades de mercado, aliadas à nossa experiência e à dedicação da nossa equipa, estamos confiantes em que voltará a ser uma referência no setor. Este é um momento de transformação e crescimento, e estamos empenhados em levar a empresa a um novo patamar.”