Projeto de baterias em Central do Ribatejo escolhido para financiamento europeu
O projeto de baterias ligado à Central Termoelétrica do Ribatejo, da EDP, foi o único português selecionado na última edição do Fundo Europeu de Inovação, com um financiamento de 4.800 milhões de euros para 85 projetos.
O BigBATT, um sistema de baterias de 150 megawatts (MW) a ser instalado junto à central de ciclo combinado do Ribatejo “é ainda a única iniciativa de armazenamento de energia aprovada nas candidaturas de média e grande escala”, informou a EDP, em comunicado.
“A Comissão Europeia, através do programa Innovation Fund [Fundo Europeu de Inovação], reconheceu o caráter inovador do projeto da EDP para a construção de um dos maiores sistemas de baterias da Europa ligado a uma central de ciclo combinado”, realçou a elétrica.
O projeto BigBATT prevê a instalação de baterias de armazenamento no Carregado, junto à central de ciclo combinado do Ribatejo, aproveitando infraestruturas já existentes e “proporcionando assim um mecanismo fiável e eficiente para armazenar o excedente de energia renovável durante os períodos de vazio e fornecê-la nos períodos de pico de procura, reduzindo a utilização de gás”, explicou a EDP.
O Fundo Europeu de Inovação, gerido pela Comissão Europeia, é um dos maiores instrumentos de financiamento público para apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixo carbono.
"Os sistemas de armazenamento de energia em baterias desempenham um papel crucial na transição energética, respondendo a alguns dos principais desafios associados à integração das fontes renováveis no mix energético, como o armazenamento da energia excedentária produzida durante as horas de ponta e a sua utilização para manter um abastecimento estável", refere a EDP em comunicado, dando ainda nota que está "fortemente empenhada" no investimento e desenvolvimento destes projetos, dada a sua importância para acelerar a transição energética a uma escala global. "O objetivo do grupo, tal como definido no seu Plano de Negócios 2023-26, é de atingir uma capacidade de armazenamento de mais de 500 MW em todo o mundo", sinaliza.