Portugal tem mais milionários. EUA e China lideram a lista de quem mais enriquece
D.R.

Portugal tem mais milionários. EUA e China lideram a lista de quem mais enriquece

Número de milionários em Portugal cresceu e são hoje 175 mil, diz o UBS Wealth Report de 2025, que foi publicado esta semana
Publicado a
Atualizado a

O relatório revela que Espanha, Portugal e Grécia foram palco de um forte crescimento da riqueza em 2024, “medido em moeda local líquida de inflação, tanto em termos médios como medianos”, lê-se no documento que foi libertado esta semana.

A edição de 2025 do UBS Global Wealth Report revela um aumento de 4,6% na riqueza global e dá conta de que em Portugal o crescimento foi de 1,9%, ou 3200 pessoas que se juntaram à lista dos que detêm património líquido avaliado em mais de um milhão de dólares. Segundo o banco suíço,  os cerca de 175 mil milionários portugueses têm, em conjunto, qualquer coisa como 376 mil milhões de dólares em património, ou cerca de 2,149 milhões de euros por milionário.

Um valor que compara com a riqueza média, por adulto, de 163,9 mil dólares – a riqueza mediana ronda os 81,3 mil dólares. Ou seja, é bastante claro o fosso entre os portugueses e a acumulação de riqueza junto de um grupo muito restrito.

O UBS chama ainda a atenção para dados relacionados com a desigualdade no país, dando conta de que Portugal apresenta um coeficiente de Gini de 0,61 em 2024 (ligeiramente abaixo dos números de 2019), o que significa que tem um nível de desigualdade patrimonial elevado no contexto europeu – ainda que muito abaixo de países como a Rússia ou África do Sul, que tem um coeficiente de Gini acima dos 0,8.

Isto significa, em resumo, que há uma minoria da população que concentra uma fatia muito significativa do património existente em Portugal. Ainda assim, a desiguladade tem mostrado uma tendência de desagravamento ao longo da última década, sobretudo graças ao crescimento da riqueza mediana, que aumentou mais de 25% desde o início da década, diz o UBS, salientado que este crescimento sugere que os ganhos de riqueza foram relativamente mais expressivos nos escalões intermédios da sociedade portuguesa.

Facto é que desde 2020 que o número de milionários em Portugal não para de crescer, tendo registado um aumento significativo entre 2020 e 2022 (22,6%), mas mantendo-se sempre numa tendência ascendente ainda que a um ritmo menos acelerado desde então.

No documento libertado pelo UBS, os analistas dão ainda conta de que os portugueses mantêm um perfil de alocação de património conservadora, quando comparada com outros países europeus, o que confirma uma questão de cultura e tradição em investimentos pouco arriscados. Os ativos imobiliários são o favorito nos milionários nacionais. Os dados agora libertados notam que no ano passado, os ativos financeiros representavam 36,5% da riqueza bruta dos portugueses, enquanto os ativos não financeiros — com destaque para imóveis e terrenos — correspondiam a 74,5% do total. O endividamento, nota o UBS, permanece relativamente controlado, fixando-se em carca de 10,9% da riqueza bruta,um valor semelhante ao de outros países do sul da Europa, como Espanha e Grécia.

Atualmente, Espanha conta com 1,2 milhões de milionários, Portugal com cerca de 175 mil e a Grécia tem em redor de 80 mil.

Em termos globais, o UBS espera que o número de milionários continue a aumentar na maioria das geografias analisadas pelo banco suíço. As projeções apontam para “mais 5,34 milhões de pessoas a juntarem-se às fileiras dos milionários até 2029, um aumento de quase 9% em relação a 2024”, diz o relatório que, no ano passado, estimava que Portugal pudesse chegar aos 189,1 mil milionários em 2028.

Os EUA mantêm-se solitariamente no topo da lista dos países com maior número absoluto de milionários, seguidos da China. Ainda assim, é no país liderado por Donald Trump que estão 40% dos milionários de todo o mundo.

“Os EUA, a China continental e França registaram o maior número de milionários [em 2024], com os EUA a representarem quase 40% dos milionários globais”, confirma o relatório, que acrescenta que os EUA adicionaram mais de 379 mil novos milionários no ano passado, “mais de 1000 por dia”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt