Portal Poupar Energia permite a utilizadores pagar menos em média 207 euros por ano
A plataforma Poupa Energia recebeu 1,6 milhões de visitas até dezembro de 2024, permitindo a realização de 1,17 milhões de simulações de alterações tarifárias, sendo que a poupança média por utilizador que alterou de tarifário através do portal foi de 207 euros/ano, de acordo com a ADENE - Agência para a Energia.
No comunicado enviado este sábado ao DN, a agência liderada por Nelson Lage realça que a portal regista 11 862 adesões a novos tarifários, "um resultado direto da utilização do simulador", sendo que 90,6% das adesões ocorreram através de simulações.
O portal tem 456 ativos, o que alarga de forma "robusta" as escolhas dos consumidores. "Estes números refletem o impacto crescente da plataforma na promoção de escolhas informadas e na poupança energética dos consumidores", lê-se.
A plataforma da ADENE permite consultar e simular tarifários de gás natural e eletricidade.
De acordo com a agência, "novidades legislativas" como a fixação da tarifa social de eletricidade para 2025, bem como ajustamos realizados, e a simplificação do quadro regulatório das energias renováveis têm impacto nos consumidores.
Não obstante, a ADENE realça que o mercado regulado "mantém-se competitivo", mas é o mercado livre que "oferece tarifas mais vantajosas em determinados perfis de eletricidade".