Parece ser uma nova era para a Nestlé, depois de mais de seis anos sob os comandos do alemão Marc Schneider. Durante esse tempo, a maior retalhista do mundo focou-se em diversificar portefólio, ao mesmo tempo que foi aumentando o seu investimento em fusões e aquisições, entrando em novas categorias de produtos como os suplementos alimentares - que talvez se tenham tornado os mais conhecidos do grande público.Segundo Laurent Freixe, o desvio da estratégia para alguns segmentos de negócio "enfraqueceu o tecido da organização", referiu o CEO da retalhista em entrevista ao Financial Times, esta quarta-feira. Freixe, que assumiu a liderança da empresa em setembro passado, disse ao jornal que não via quaisquer vantagens em reduzir a carteira de produtos da empresa, exceto em segmentos em que a Nestlé não estava em posição de vencer.“Penso que nunca devemos esquecer que as fusões e aquisições não são a estratégia”, afirmou, em declarações que têm sido vistas pelo mercado como críticas claras à estratégia seguida pelo seu antecessor. Segundo Freixe, a dispersão dos últimos anos acabou por levar a um certo descaso em relação ao negócio principal da Nestlé: a alimentação.Na mesma entrevista, o francês, que até 2024 era o Vice-Presidente da empresa com a responsabilidade da América Latina, admitiu que tem uma boa relação com Marc Schneider, mas não deixou de salientar que tem uma vantagem sobre ele: o seu conhecimento "íntimo" do funcionamento interno da Nestlé. "Sou muito próximo das pessoas, o que é uma grande vantagem", atirou Freixe.O gestor aproveitou ainda para descartar uma renovada aposta em grandes aquisições ou vendas de partes da empresa, garantindo que também não será essa a sua estratégia: "Há sempre quem considere a gestão de portefólio uma solução rápida" e eficaz, diz, Laurent. "Mas as fusões e aquisições nunca devem ser a verdadeira estratégia" acrescentou.."Sou muito próximo das pessoas, o que é uma grande vantagem"Laurent Freixe.Portugal reforça presença junto dos consumidoresA celebrar mais de 100 anos de presença em Portugal, a Nestlé nacional também tem nova diretora-executiva, desde fevereiro. Rachel Muller - cuja primeira entrevista no nosso país pode recordar aqui - salientou, durante a conversa com o Dinheiro Vivo, que foi publicada na semana passada, que a alimentação continuará a ser o grande foco da empresa, numa altura em que a educação é também uma prioridade, uma vez que permitirá consumidores mais informados e saudáveis.Nesse sentido, a Nestlé Portugal abriu, pela primeira vez, uma loja de produtos próprios dirigidas ao público. Anteriormente dedicada apenas aos trabalhadores do grupo, a The Good Store, paredes-meias com a sede da companhia, em Linda-a-Velha, coloca à disposição do público em geral todos os produtos das marcas do grupo. O novo espaço, explicou a empresa aquando do anúncio da abertura do espaço, pretende criar uma maior proximidade e envolvimento com os colaboradores e consumidores Nestlé, e permitirá adquirir produtos do vasto portefólio de marcas da empresa, dentro das suas várias categorias: cafés, bebidas de cereais, nutrição infantil, chocolates, alimentação para animais, suplementação, cereais, lácteos...Destaque, naturalmente, para as marcas portuguesas como o Mokambo, Pensal, Nestum, Cerelac ou Buondi.Será também nesta loja que irão acontecer workshops, degustações, lançamentos de novidades e ativações de marca, adiantou ainda a empresa.“Quisemos abrir este espaço ao público, que anteriormente era apenas destinado aos nossos colaboradores, para estabelecer uma maior partilha e proximidade com a nossa comunidade envolvente, disponibilizando, não só os produtos Nestlé, como de outras empresas do Grupo, mas, também, de instituições, como a Semear, apoiando-as e dando-lhes visibilidade através dos nossos canais. A loja terá como objetivo trazer também conteúdos adicionais, que valorizem a relação com os nossos produtos e a marca Nestlé, além de acrescentarem uma camada de interação e diversão à experiência de compra. Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com esta inauguração e por estarmos ainda mais próximos de todos os portugueses.”, disse João Castanheira, diretor comercial da Nestlé Portugal, num comunicado enviado às redações.