Melhores do enoturismo serão conhecidos a 30 de maio em Nelas
A Quinta do Castelo, em Nela, foi o local escolhido pela Apeno - Associação Portuguesa de Enoturismo para a cerimónia de entrega do Prémio Nacional do Enoturismo 2025, com o qual distingue as melhores empresas e profissionais do setor em 15 categorias distintas.
Em comunicado, a Apeno lembra que "descentralizar e dar a conhecer o potencial de todas as regiões nacionais é, desde sempre, o grande objetivo" da associação pelo que, depois de Lisboa, Alentejo e Santarém, é a do Dão "acolher a festa que premeia o melhor do enoturismo nacional".
"Conhecida pelos seus vinhos de excelência e pelo seu forte compromisso com o turismo vitivinícola, Nelas é apelidada como o coração da região do Dão. Ladeada pelos rios Mondego e Dão, ao longo de uma paisagem montanhosa, cercada pela Serra do Caramulo e pela Serra da Estrela, é terra de uma gastronomia sublime, harmonizada com vinhos muito elegantes, nascidos nos melhores terroirs", acrescenta.
Com o apoio da Ageas Seguros, o Prémio Nacional de Enoturismo 2025 vai premiar negócios e projetos portugueses que se distinguiram como casos de sucesso em 15 categorias distintas: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chef de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projecto Inclusivo; Melhor Projecto Sustentável; Melhor Loja; Melhor Arte e Cultura; Melhor Inovação e Cultura; Melhor Hospitalidade e Melhor Enoturismo Urbano.
A votação, que é feita online, está a cargo de um painel de mais de 250 jurados, entre os quais jornalistas do vinho e do turismo, organismos oficiais, como Comissões Vitivinícolas Regionais e Entidades Regionais de Turismo, chefs de cozinha e sommeliers. Explica a Apeno que associados seus fazem parte dos jurados, mas que "os organismos oficiais votarão em diferentes regiões da sua, e os profissionais do setor e associados em pessoas e projetos alheios".