Mecwide, a engenharia de Barcelos que dá cartas no mundo dos data centers e da metalomecânica

Mecwide, a engenharia de Barcelos que dá cartas no mundo dos data centers e da metalomecânica

Grupo Mecwide alcançou negócios de 170 milhões em 2024, com 1700 projetos de engenharia realizados desde os países nórdicos ao continente africano. Vai criar nova empresa focada em data centers.
Publicado a
Atualizado a

Dos países nórdicos ao continente africano, a empresa portuguesa de serviços de engenharia para a metalomecânica e data centers está a expandir-se em território e em volume de negócios. Em 2024, as vendas do grupo Mecwide atingiram os 170 milhões de euros, refletindo um crescimento de mais de 50%, anunciou a empresa esta sexta-feira. E quase triplicou a faturação de 2022.

“A Mecwide é hoje uma empresa global. Somos um player de referência em Portugal, onde continuamos a reforçar a nossa posição de liderança, mas a maior parte do nosso negócio é realizado além-fronteiras, desde os Países Nórdicos ao resto da Europa, até à nossa forte presença em África. Acreditamos que a engenharia, a inovação e a gestão são os motores da nossa diferenciação e criação de valor e, por isso, temos vindo a reforçar a nossa aposta nestas áreas”, disse André Pinto, CEO da Mecwide.

E como é que uma empresa de Barcelos, no distrito de Braga, se torna uma referência internacional para a indústria metalomecânica e nos data centers? “A estratégia assenta num serviço ao cliente de excelência e no investimento nas equipas, a par da disponibilização de soluções inovadoras, da expansão da capacidade produtiva em Portugal, da aquisição de empresas e negócios e do reforço da internacionalização.”

Com efeito, além do crescimento orgânico, o grupo tem apostado em aquisições estratégicas que fortaleceram a sua posição como “main contractor” e impulsionaram a sua capacidade de oferecer soluções EPC industriais cada vez mais robustas. Por exemplo, em 2023 adquiriu a PortugalIsol, a empresa mais antiga de isolamentos industriais do País. E esta é uma linha para continuar. Por exemplo, sabendo que o project finance é essencial para países em desenvolvimento, o grupo estabeleceu protocolos com parceiros estratégicos com essa capacidade, respondendo às necessidades dos seus clientes.

No dinâmico setor dos data centers, o grupo está igualmente a expandir a sua presença. Em parceria com o CTS Nordics Group, está a lançar uma nova empresa focada na construção de data centers modulares, assente no mote “Faster, Better, Cheaper!”. “Queremos produzir em Portugal, aproveitando o know-how e a capacidade industrial do País, e levando essa expertise ao mercado global”, diz André Pinto.

O Grupo Mecwide tem sede em Barcelos e possui fábricas na Europa e em África. Com mais de 1.600 colaboradores, tem no seu portefólio mais de 1.700 projetos executados em todo o mundo. Criada em 2009 por Carlos Palhares, é uma empresa de serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada nos sectores de Oil & Gas, Assistência Técnica, Minas & Cimentos, Sistemas Modulares, Indústria & Energia e Data Centers.

“O crescimento significa também investir nas pessoas. Estamos a reforçar a nossa equipa com talento e know-how especializado, ao mesmo tempo que promovemos o desenvolvimento dos nossos quadros. Acreditamos que a formação contínua é essencial e, por isso, estamos a dinamizar a Mecwide Learning Academy, garantindo que os nossos profissionais estão preparados para os desafios do futuro”, destaca o CEO.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt