Maria João Carioca e João Silva assumem liderança interina da Galp
A Galp revelou esta tarde em comunicado quem vai substituir Filipe Silva na presidência executiva da empresa. O cargo será ocupado por dois dos atuais membros da comissão execuitiva, Maria João Carioca e João Diogo Marques da Silva, segundo a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Filipe Silva anunciou a sua saída da empresa na terça-feira, alegando "motivos familares". A renúnica ao cargo surgiu depois de se saber, pelo Eco, que o gestor estava a ser investigado internamente depois de uma denúncia anónima que o implicava numa relação com uma subordinada.
Maria João Carioca é administradora financeira (CFO) e João Diogo Marques da Silva é o responsável pela área comercial (EVP), cargos que acumularão com a presidência executiva até ser nomeado um CEO definitivo.
A Galp revela ainda que Nuno Holbech Bastos, até agora diretor da divisão de Estratégia e M&A, sobe para a comissão executiva, uma nomeação sujeita ainda a aprovação pelos acionistas na próxima assembleia geral.
Georgios Papadimitriou, Ronald Doesburg e Rodrigo Vilanova manterão os lugares e responsabilidades atuais na comissão executiva.
Citada no comunicado à CMVM, Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração, diz que a escolha dos dois nomes vai "criar uma parceria equilibrada e poderosa", mostrando "confiança que esta co-liderança vai conduzir a companhia para a frente, ao mesmo tempo que mantém o caminho estratégico bem definido".
Paula Amorim representa o maior investido individual da Galp, a Amorim Energia, que detém 36,7% do capital. O Estado português, através da Parpública, tem 8,2% e os restantes 55,1% estão dispersos em bolsa.