Lidl: impacto do negócio representou 1,2% do PIB nacional em 2023
O Lidl, presente no mercado nacional há 29 anos e com 280 lojas espalhadas pelo país, divulgou os resultados do Estudo de Impacto Socioeconómico de 2023, realizado pela consultora Forvis Mazars. Os dados recolhidos indicam que, no total, a contribuição económica do Lidl para Portugal, no ano passado, de forma direta, indireta e induzida, fixou-se nos 3.078 milhões de euros. Um valor em linha com os valores do período homólogo em 2022, e que representa 1,2% do PIB de Portugal.
Os valores apresentados mostram que, desde 2014, o peso da contribuição do Lidl para o PIB português tem vindo a revelar um desempenho crescente, totalizando já quase 23 mil milhões de euros.
O relatório realçou ainda a importância das marcas próprias do Lidl. Definidas como parte integrantes da atuação da cadeia de distribuição e um dos seus pilares do modelo de negócio, as marcas próprias, de forma direta, indireta e induzida, geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para o país só no último ano. Feitas as contas, as marcas próprias representaram cerca de 1/3 do impacto económico de toda a atividade do Lidl em Portugal em 2023.
Há ainda um outro ponto muito importante: cerca de 50% dos produtos de marca própria do sortido permanente do Lidl Portugal são provenientes de fornecedores portugueses. O que permitiu que o estudo chegasse à conclusão de que por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia portuguesa 1,84 euros.
Esta tem sido uma aposta da marca, o investimento, constante, na oferta de marca própria, que já representa cerca de 80% do seu sortido. A decisão sobre o que constar no sortido tem por base, por um lado as tendências de mercado, e, por outro, “constante preocupação de certificação dos seus artigos, privilegiando sempre que possível os produtos nacionais, como garantia de qualidade e num claro compromisso com os produtores locais”, refere o Lidl. O resultado, acrescenta a cadeia de distribuição, é que, no ano passado, cerca de metade dos produtos destas marcas no sortido permanente da insígnia, foram provenientes de fornecedores portugueses.
Uma estratégia que se reflete nas palavras de Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal: “os resultados deste estudo refletem, para além do contributo significativo da nossa atividade global para o país no ano de 2023, o importante impacto das nossas marcas próprias na economia nacional.
Mas o impacto das marcas próprias do Lidl não se limita à questão financeira. Há que também ter em conta o seu impacto (significativo) na geração de emprego. Os números indicam que a contribuição das marcas próprias, de forma direta, indireta e induzida, se situou em 24.000 novos postos de trabalho no país. O Lidl afirma mesmo que, em 2023, a sua atividade em Portugal contribuiu de forma direta e indireta para a geração e manutenção de 84.136 postos de trabalho. Adicionalmente, por cada posto de trabalho gerado pelo Lidl foram criados ou mantidos 10,4 novos empregos no país. Uma preocupação já recorrente do Lidl e que, leva Bruno Pereira a afirmar que “ficamos muito satisfeitos por poder contribuir quer para o estímulo à produção nacional e promoção dos produtos portugueses, quer para a criação de emprego, afirmando o nosso compromisso com Portugal”.
Os setores mais beneficiados
No top 3 dos setores produtivos mais impactados pelas marcas próprias, quer a nível de geração de riqueza para o país, quer a nível de geração de emprego, foram os ‘Produtos da agricultura, caça e serviços relacionados’, ‘Produtos alimentares’ e ‘Produtos da pesca’.
Sobre o estudo e os valores apresentados, Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars, refletiu que “o Lidl demonstrou uma vez mais a sua importância em Portugal na criação de riqueza (1.2% do PIB nacional) e na geração e manutenção de emprego (mais de 84.000 postos de trabalho), através do impacto direto da sua atividade, mas também por via do impacto indireto e induzido nos diversos setores de atividade”. O executivo acrescenta ainda que a atividade da marca própria do Lidl, que direta e indiretamente foi responsável por mais de 30% dos resultados alcançados.