Jorge Rebelo de Almeida: “O turismo tem de andar de mão dada com a cultura”
“Há gente que tem prazer em complicar”, desabafou o fundador do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, na conferência de imprensa por ocasião da inauguração, na passada quinta-feira, do recém-construído Collection Sunset Cumbuco, em Fortaleza, no Brasil, um hotel “intimista” e “dedicado às artes”. O desabafo surgiu como referência às dificuldades que o grupo tem enfrentado na abertura de um hotel em Ponte de Lima, que deverá iniciar atividade no próximo ano.
“Somos viciados em abrir hotéis novos”, disse Jorge Rebelo de Almeida, lamentando que haja decisores políticos ou regulatórios que “gostem de complicar, no que diz respeito aos licenciamentos. ”Cada vez que há uma medida para simplificar, surgem logo mais duas ou três para complicar”, defendeu, referindo-se aos licenciamentos.
Questionado pelo DN sobre se é mais fácil abrir hotéis em edifícios históricos em Portugal ou no Brasil, Jorge Rebelo de Almeida respondeu que “o que faz a diferença é quem decide”. “Se, por exemplo, o presidente da câmara, em Portugal, ou o prefeito, no Brasil, forem pessoas que querem realizar obra, que respondem rapidamente aos projetos, as coisas fazem-se”, defendeu.
“O problema é quando não dão resposta em tempo útil ou quando fazem como alguns responsáveis, que acusam os grupos hoteleiros de estar a destruir património, mas ao mesmo tempo deixam os palácios e os conventos ao abandono, entregues às silvas e aos ratos”, disse Jorge Rebelo de Almeida. “Nós não queremos ser favorecidos, mas apenas que eles façam o possível, dentro da lei, para que os projetos possam avançar”, salientou.
Tal como o DN noticiou, o grupo hoteleiro tem estado envolvido num braço-de-ferro com a Património Cultural I.P., a entidade pública que tem sob a sua alçada os edifícios históricos, incluindo o secular Paço de Curutêlo, onde Jorge Rebelo de Almeida pretende abrir o novo Vila Galé Vineyard Ponte de Lima. O hotel deverá abrir em 2025, numa nova construção junto do edifício histórico, mas a recuperação deste último continua demorada.
O novo hotel do grupo no Brasil é o primeiro da linha Collection neste país lusófono e foi construído no espaço de um ano. É também o 45.º hotel do grupo a nível global e o 11.º no Brasil.
Situado a cerca de um quilómetro do Vila Galé Cumbuco, a nova unidade hoteleira tem como tema o movimento de “paz e amor” dos Anos 60, disse Jorge Rebelo de Almeida. Cada quarto é dedicado a uma personalidade do mundo da música. “Num tempo em que temos tantas guerras no mundo, quisemos trazer de volta a ideia do paz e amor”, disse o fundador do Grupo Vila Galé, acrescentando que sempre acreditou que “turismo e cultura devem andar juntos, de mão dada”.
“Paz e amor” será também o tema das festas de Passagem de Ano nos 45 hotéis do grupo em Portugal, Brasil, Espanha e Cuba, acrescentou.
Novo hotel em Ouro Preto abre em abril
Além do novo hotel nas imediações de Fortaleza, o Vila Galé tem na calha uma nova unidade em Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, num edifício que, no século XVIII, albergou a primeira coudelaria do cavalo lusitano na então chamada América Portuguesa.
“Este hotel, que vai contar com 311 quartos e ocupar uma área de 285 hectares, tem a abertura prevista para 12 de abril do próximo ano, com um investimento superior a 120 milhões de reais (cerca de 19 milhões de euros, ao câmbio atual).
O Vila Galé está também a olhar para espaços em cidades como Inhotim (Minas Gerais) e São Luiz (Maranhão), revelou o empresário. E em Alagoas há outros projetos em estudo, incluindo a abertura de um hotel para famílias com crianças, semelhante ao Vila Galé Nep Kids, que o grupo abriu em Beja.
Esta aposta numa oferta diversificada é crucial para a estratégia de crescimento do grupo, disse por sua vez o administrador Gonçalo Rebelo de Almeida. “É muito importante os nossos hóspedes saberem que temos hotéis Collection, hotéis em edifícios históricos, hotéis para famílias com crianças ou hotéis para casais”, defendeu Gonçalo Rebelo de Almeida, dando como exemplo o crescimento do interesse que os turistas americanos têm nas diferentes ofertas do grupo.
FA em Fortaleza
O jornalista viajou a convite do Grupo Vila Galé