Os premiados na cerimónia em Lisboa.
Os premiados na cerimónia em Lisboa.JOAQUIM MORGADO

Governo do Reino Unido distingue empresas portuguesas nos UK-Portugal Business Awards

Publicado a
Atualizado a

A 15.ª edição dos UK-Portugal Business Awards reconheceu publicamente, esta quarta-feira, em Lisboa, o sucesso de 37 empresas portuguesas e britânicas que se destacaram no comércio e investimento bilateral. Organizados pelo Department for Business and Trade (DBT) em Portugal, o evento distinguiu o maior número de empresas de sempre.

Os prémios visam reconhecer o esforço das empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e o sucesso das empresas britânicas a operar em Portugal ao longo do último ano. Esta iniciativa alinha-se com a agenda de crescimento económico do governo britânico e marca a continuidade das relações estratégicas de comércio e investimento entre os dois países, fundamentadas numa aliança histórica que celebrou recentemente seis séculos e meio de existência.

Relativamente ao investimento português no Reino Unido, nos últimos 12 meses, o DBT apoiou vários projetos, resultando no estabelecimento, aquisição ou participação em empresas e investimento de capital, num valor total de mais de 446 milhões de euros. Estes projetos geraram 104 postos de trabalho em setores como a engenharia avançada, aeroespacial, construção, energias renováveis e retalho.

Foram distinguidas cinco organizações nesta área. Na categoria International Investment Award, foram premiadas a Cimpor e The Navigator Company. A Greenvolt e Tekever receberam o Investment Growth Award e a Frato foi distinguida com o Investment Expansion Award.

O Growth Excellence Award foi atribuído às empresas: AstraZeneca Portugal, Avincis Aviation Group, BJSS, Claranet Portugal, Cohort plc, Colt Technology Services, Ebury, EY, Frontier IP Group, GSK Portugal e Savills. Somando a esta categoria o reconhecimento pelo investimento direto em Portugal, o prémio de Overseas Investment Achievement foi atribuído à Patron Capital Partners, The British School of Lisbon e WElink Energ. A Arrow Global Portugal, AtlasEdge Data Centres e Lightsource bp serão distinguidas com o Overseas Investment Leader Award.

A cerimónia contou com a presença de Chris Barton, comissário para o Comércio na Europa, responsável pela promoção do comércio, investimento e políticas comerciais entre o Reino Unido e a Europa, e Lisa Bandari, embaixadora britânica em Portugal.

Barton destacou que os prémios são "uma celebração da parceria estável entre as nossas nações. Destacam o notável espírito empreendedor e as conquistas das empresas portuguesas que investem no Reino Unido, bem como as empresas britânicas que prosperam em Portugal", referiu, citado em comunicado de imprensa.

Por sua vez, a embaixadora britânica em Portugal, Lisa Bandari, realçou que, ao celebrar a dedicação e esforço das empresas, o evento é "testemunho do sucesso no comércio e investimento bilateral, com o maior número de premiados de sempre". A Embaixadora acrescentou que as 37 empresas distinguidas "fazem parte de uma vasta rede que contribui para um avanço socio-económico, de partilha de conhecimento e inovação, bem como a criação de emprego e valor", indicou no referido comunicado.

Foram também reconhecidas 32 empresas britânicas que operam em Portugal, apoiadas pelo DBT em Lisboa no último ano. Estas empresas representam cerca de 955 milhões de euros em exportações de produtos e serviços nos mais diversos sectores, bem como um investimento global em Portugal de aproximadamente mil milhões de euros.

Entre as empresas premiadas encontram-se, na categoria de New Market Entry, a Kindana & Company, a Carbonside, a Molendotech Limited e SUADE. Com o Export Excellence Award: a Achilles, a Burson Portugal, a Cambridge University Press & Assessment, a Lucid Financial Markets, a MDS Group, a NCC GROUP, a Thales UK e Inzpire Limited.

O Department for Business and Trade (DBT) é a organização governamental britânica responsável por promover a criação, desenvolvimento e expansão internacional das empresas britânicas, bem como atrair investimento direto estrangeiro para o Reino Unido. O DBT é uma organização governamental especializada, responsável por negociar políticas de comércio internacional, apoiar empresas, bem como desenvolver uma estratégia de diplomacia comercial.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt