A Google intensificou a sua luta contra anúncios fraudulentos. De acordo com o Google 2024 Ads Safety Report, revelado ontem, a empresa removeu 5,1 mil milhões de anúncios e suspendeu 39,2 milhões de contas em 2024, valores conseguidos graças à utilização de Inteligência Artificial (IA), que permite detetar ameaças de forma mais eficaz. A IA também otimiza a aplicação de políticas e a prevenção de abusos, antecipando o que os agentes criminosos se preparam para fazer.O Google 2024 Ads Safety Report afirma que “os modelos de linguagem (LLM, na sigla inglesa) mais recentes da Google operam com mais eficiência, necessitando de menos dados para reconhecer ameaças e padrões de abuso”. Este avanço tecnológico permite à empresa combater uma variedade de ameaças em rápida evolução.A gigante tecnológica afirma ainda ter lançado mais de 50 melhorias nos seus LLM no ano passado, resultando numa aplicação de políticas mais eficiente e precisa.O mesmo relatório destaca que “a IA não só melhorou a aplicação de políticas, como também aumentou a capacidade do Google de prevenir abusos”. As ferramentas de IA aceleram investigações complexas e ajudam a descobrir redes de criminosos, impedindo a exibição de milhares de milhões de anúncios que violam as políticas da empresa.A IA está também a ajudar a Google a prevenir abusos antes que estes aconteçam. Estas ferramentas não apenas aceleram investigações complexas, como permitem detetar redes de criminosos e reincidentes, impedindo que anúncios fraudulentos cheguem aos consumidores.A validação de anunciantes é outra arma importante no arsenal da Google. Alex Rodriguez, diretor-geral para a Segurança na Publicidade na Google, afirmou na apresentação internacional para a imprensa deste relatório, na qual o DN esteve presente, que “a IA permite-nos ser mais inteligentes, mais rápidos e mais eficazes na aplicação das nossas regras”.O combate às fraudes é uma prioridade para a Google, especialmente os anúncios que se fazem passar por figuras públicas, uma tendência crescente facilitada pela IA. A empresa criou uma equipa especializada para combater esta realidade, atualizando as suas políticas e suspendendo centenas de milhares de contas infratoras. O ano de 2024 foi também marcado por eleições em diversos países, e a Google reforçou as suas medidas para garantir a integridade do processo eleitoral.A empresa expandiu os requisitos de verificação de identidade para anunciantes eleitorais e implementou a divulgação obrigatória de informações sobre conteúdo gerado por IA em anúncios eleitorais, pode ainda ler-se no relatório.