Google caça milhões de anúncios fraudulentos com IA
A Google intensificou a sua luta contra anúncios fraudulentos. De acordo com o Google 2024 Ads Safety Report, revelado ontem, a empresa removeu 5,1 mil milhões de anúncios e suspendeu 39,2 milhões de contas em 2024, valores conseguidos graças à utilização de Inteligência Artificial (IA), que permite detetar ameaças de forma mais eficaz. A IA também otimiza a aplicação de políticas e a prevenção de abusos, antecipando o que os agentes criminosos se preparam para fazer.
O Google 2024 Ads Safety Report afirma que “os modelos de linguagem (LLM, na sigla inglesa) mais recentes da Google operam com mais eficiência, necessitando de menos dados para reconhecer ameaças e padrões de abuso”. Este avanço tecnológico permite à empresa combater uma variedade de ameaças em rápida evolução.
A gigante tecnológica afirma ainda ter lançado mais de 50 melhorias nos seus LLM no ano passado, resultando numa aplicação de políticas mais eficiente e precisa.
O mesmo relatório destaca que “a IA não só melhorou a aplicação de políticas, como também aumentou a capacidade do Google de prevenir abusos”. As ferramentas de IA aceleram investigações complexas e ajudam a descobrir redes de criminosos, impedindo a exibição de milhares de milhões de anúncios que violam as políticas da empresa.
A IA está também a ajudar a Google a prevenir abusos antes que estes aconteçam. Estas ferramentas não apenas aceleram investigações complexas, como permitem detetar redes de criminosos e reincidentes, impedindo que anúncios fraudulentos cheguem aos consumidores.
A validação de anunciantes é outra arma importante no arsenal da Google. Alex Rodriguez, diretor-geral para a Segurança na Publicidade na Google, afirmou na apresentação internacional para a imprensa deste relatório, na qual o DN esteve presente, que “a IA permite-nos ser mais inteligentes, mais rápidos e mais eficazes na aplicação das nossas regras”.
O combate às fraudes é uma prioridade para a Google, especialmente os anúncios que se fazem passar por figuras públicas, uma tendência crescente facilitada pela IA. A empresa criou uma equipa especializada para combater esta realidade, atualizando as suas políticas e suspendendo centenas de milhares de contas infratoras.
O ano de 2024 foi também marcado por eleições em diversos países, e a Google reforçou as suas medidas para garantir a integridade do processo eleitoral.
A empresa expandiu os requisitos de verificação de identidade para anunciantes eleitorais e implementou a divulgação obrigatória de informações sobre conteúdo gerado por IA em anúncios eleitorais, pode ainda ler-se no relatório.