FMI considera que Portugal "está num bom caminho no que diz respeito às finanças públicas"
EPA

FMI considera que Portugal "está num bom caminho no que diz respeito às finanças públicas"

No Fiscal Monitor, divulgado hoje, o FMI projeta um excedente de 0,2% este ano e um saldo nulo para 2026.
Publicado a
Atualizado a

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que a situação orçamental de Portugal "melhorou consideravelmente desde a pandemia" e que o país está "num bom caminho nas finanças públicas".

"A situação orçamental melhorou consideravelmente desde a pandemia e Portugal está num bom caminho no que diz respeito às finanças públicas", afirmou hoje Era Dabla-Norris, diretora adjunta do departamento de Finanças Públicas do FMI, em conferência de imprensa.

No Fiscal Monitor, divulgado hoje, o FMI projeta um excedente de 0,2% este ano e um saldo nulo para 2026. No entanto, a maioria das instituições que segue a economia portuguesa aponta para um défice.

Questionada sobre esta previsão para 2026, a responsável salientou que o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) "aponta para um saldo próximo do equilíbrio".

"Em Portugal, o OE2026 foi apresentado ao parlamento a 10 de outubro e a expectativa é de que seja aprovado com apoio político alargado", disse, acrescentando que a previsão de um excedente de 0,1% em 2026 é "apoiada por um saldo primário muito forte, o que reforça o compromisso de Portugal com finanças públicas sólidas".

A economista apontou ainda que a dívida pública portuguesa "atingiu o pico na pandemia e está numa trajetória de redução consistente", sendo esperado que diminua para menos de 90% do PIB até ao final do próximo ano e continue a cair no médio prazo.

O Governo entregou no parlamento o OE2026, onde prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2% neste ano e 2,3% em 2026.

O executivo pretende alcançar excedentes de 0,3% do PIB em 2025 e de 0,1% em 2026. Quanto ao rácio da dívida, estima a redução para 90,2% do PIB em 2025 e 87,8% em 2026.

Já o FMI, nas projeções divulgadas nesta semana, prevê um crescimento de 1,9% em 2025 e 2,1% em 2026.

FMI considera que Portugal "está num bom caminho no que diz respeito às finanças públicas"
FMI prevê que sem mais medidas restritivas excedente público de Portugal desaparece a partir deste ano

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt