Filipe de Botton, chairman da Logoplaste
Filipe de Botton, chairman da LogoplasteReprodução

Filipe de Botton é o novo presidente da COTEC Portugal

Associação empresarial dedicada à promoção da inovação elegeu os seus novos Corpos Sociais para o mandato 2025–2028
Publicado a
Atualizado a

A COTEC Portugal, associação empresarial dedicada à promoção da inovação, acaba de eleger os seus novos Corpos Sociais para o mandato 2025–2028, com Filipe de Botton a assumir a presidência da Direção.

Em comunicado, a associação sublinha que esta mudança marca o arranque de um "novo ciclo estratégico centrado na valorização da inovação como eixo estruturante da competitividade e do crescimento sustentável da economia portuguesa".

Além de Filipe de Botton, chairman da Logoplaste, a nova composição dos corpos sociais inclui ainda líderes de referência do tecido empresarial nacional: Maria João Carioca (Galp) preside à Mesa da Assembleia Geral, António Portela (Bial) integra o Conselho Geral, Amílcar Lourenço (Banco Santander) lidera o Conselho Fiscal e Eduardo Marçal Grilo assume a presidência do Conselho Consultivo. "Esta composição conjuga experiência, visão estratégica e compromisso com o futuro da economia portuguesa", destaca o comunicado.

“A COTEC é uma força catalisadora para transformar inovação em crescimento real. O nosso foco será reforçar a competitividade das empresas portuguesas através da sustentabilidade, da internacionalização e da valorização de todas as formas de capital de inovação”, afirmou Filipe de Botton durante a Assembleia Geral realizada esta terça-feira.

Mais 45 novos membros, com a entrada do primeiro município

Na Assembleia foi também apresentado o Relatório e Contas de 2024, que "reflete o impacto crescente da COTEC na transformação estrutural do ecossistema empresarial português", refere a associação.

Entre os principais resultados destacam-se o crescimento da base associativa para mais de 340 membros, com 45 novas entradas, incluindo o município de Braga - o primeiro município a integrar a associação.

Também é realçada a distinção de mais de 1.000 empresas com o Estatuto INOVADORA COTEC e a criação do novo selo INOVADORA EVOLUTION, alinhado com as normas europeias de sustentabilidade, bem como o desenvolvimento do Rating de Inovação Territorial, ferramenta de apoio a políticas de investimento local, entre outros pontos.

"Com uma estrutura renovada e bases reforçadas, a COTEC Portugal inicia este novo mandato determinada a aprofundar a sua missão como plataforma estratégica para estimular o investimento em inovação, promover a colaboração entre empresas de diferentes setores e clusters e aproximar as empresas do capital inovador", finaliza o comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt