Faturação de distribuidores de sistema de cirurgia robótica cresceu 25% para 150 milhões de euros
A ABEX e a Excelência Robótica, empresas distribuidoras do sistema robótico de cirurgia da Vinci em Espanha e Portugal, fecharam 2024 com uma faturação consolidada de mais de 150 milhões de euros na Península Ibérica, o que representa um crescimento homólogo de 25%.
Em comunicado, as entidades indicam que “estes resultados refletem a expansão da cirurgia robótica na Península Ibérica e a consolidação do sistema robótico da Vinci que, em 2024, foi utilizado em 34 mil cirurgias, mais 36% do que no ano anterior”, sendo que destas, “cerca de 3000 já foram efetuadas em Portugal, o que representa um crescimento exponencial de 43% de procedimentos cirúrgicos com sistema robótico da Vinci, nos hospitais nacionais, em 2024”.
A nível ibérico, o número de sistemas robóticos da Vinci instalados aumentou 16%, para mais de 170, dos quais 160 estão em operação em Espanha e 16 em Portugal. "No ano passado, em Portugal, registou-se um crescimento verdadeiramente exponencial em termos de cirurgia robótica, com a instalação de oito novos sistemas robóticos da Vinci, o que reflete, literalmente, uma duplicação do número de unidades em operação, em comparação com 2023”, pode ainda ler-se no comunicado .
Para este ano, ABEX e Excelência Robótica preveem mais 25 novas instalações do sistema da Vinci em Portugal e Espanha.
A nota enviada à comunicação social explica ainda que, fundada em 2016, a ABEX Excelência Robótica é uma empresa espanhola que opera na Península Ibérica para a distribuição do sistema robótico da Vinci e ION, enquanto a Excelência Robótica é a empresa portuguesa que opera no mercado nacional para a distribuição do referido sistema. Ambas fazem parte do grupo ab médica, fundado em 1984.