EDP instala baterias solares na Bondalti para assegurar maior independência energética
A EDP vai instalar duas baterias para armazenamento de energia solar para autoconsumo na unidade industrial da Bondalti em Estarreja, garantindo ao maior grupo nacional da indústria química "maior flexibilidade e independência energética". As duas baterias vão garantir o funcionamento contínuo das unidades industriais da Bondalti, mesmo na ausência de produção de energia solar.
Com uma potência total de 12 MW (megawatts) e uma capacidade de armazenamento de 12 MWh (megawatts hora), as baterias vão complementar as duas centrais solares instaladas no complexo da Bondalti entre 2018 e 2020. São mais de 4.400 painéis solares instalados nos terrenos da empresa, e que permitem um produção anual de mais de 3.000 MWh de energia. O projeto de armazenamento assegura que esta é totalmente utilizada, com a consequente redução de custos.
Sem referir o investimento associado, a EDP dá nota que "este é o primeiro projeto do género em Portugal" e uma das suas apostas para "apoiar a descarbonização" dos clientes empresariais e residenciais nos próximos anos. As baterias, que estão já a ser instaladas, são capazes de "carregar e descarregar eletricidade em apenas uma hora, garantindo flexibilidade e resposta imediata às necessidades energéticas da Bondalti".
Citado no comunicado conjunto das duas empresas, António Araújo, administrador da EDP com o pelouro dos clientes empresariais, lembra que Portugal e Espanha "têm um potencial único para liderar a transição energética, com recursos naturais distintos face a outros países, como por exemplo mais de 300 dias de sol por ano" e que "a implementação de sistemas de armazenamento nas empresas será crucial para acelerar o uso de energia renovável e tornar os investimentos em produção solar mais rentáveis e eficientes".
Já o administrador executivo da Bondalti, Luís Delgado, destaca que "a diminuição dos custos de energia, a menor dependência das redes elétricas e a redução da pegada carbónica são os fatores-chave da nossa competitividade. Por isso acreditamos que é fundamental a inclusão de sistemas de gestão de energia inovadores, como o de armazenamento de energia, para lidarmos com todas as mudanças em curso com sucesso”.
Diz ainda a EDP que, atualmente, está comprometida com projetos de armazenamento de energia na Europa, América do Norte, América do Sul e regiões da Ásia, tendo mais de 2 GWh (gigawatts hora) de projetos em operação ou em construção e mais 4 GWh de projetos em fase avançada de desenvolvimento.