O grupo CTT - Correios de Portugal anunciou na quinta-feira uma parceria estratégica com a DHL, para a distribuição de encomendas online, em Portugal e Espanha. No dia anterior, o grupo postal revelou ter adquirido por 104 milhões de euros a espanhola Cacesa, que também se dedica ao comércio eletrónico. Os negócios fechados representam uma faturação potencial acima dos mil milhões de euros..De acordo com João Bento, CEO do grupo CTT, citado pela agência Lusa na quinta-feira, se forem consideradas as contas de 2023, a faturação conjunta da Cacesa e da operação anunciada com a DHL, bem como dos CTT Expresso, empresa do grupo através da qual foi feita a parceria, supera os mil milhões de euros anuais..Na quinta-feira, os CTT e a DHL anunciaram um acordo de distribuição de encomendas online na Península Ibérica, que envolve as filiais CTT Expresso e DHL eCommerce. A parceria estratégica prevê a aquisição cruzada de participações entre as duas empresas. Os CTT vão adquirir 25% da DHL eCommerce Espanha, enquanto a DHL vai adquirir 25% dos CTT Expresso Portugal. Estas participações poderão ser reforçadas, ao longo do tempo, até um limite de 49%. Os CTT também vão adquirir a DHL eCommerce Portugal..Além disso, os CTT Expresso e a DHL eCommerce vão combinar “redes de entrega de encomendas de alta eficiência no e-commerce B2B e B2C [ou seja, no comércio eletrónico para o segmento empresarial e para o segmento de consumo, onde está o consumidor final], incluindo entregas out-of-home [não domiciliárias], com capacidade diária superior a um milhão de envios na Península Ibérica”, de acordo com o comunicado enviado à redação..Acresce que as duas empresas “serão transformadas em joint ventures”, permitindo aos CTT e à DHL “reforçar a eficiência e endereçar oportunidades de crescimento dos mercados de e-commerce e distribuição de encomendas”, na Península Ibérica, que representa o quarto maior mercado da Europa, nesta área..Em Espanha, a filial espanhola dos CTT Expresso vai dedicar-se aos serviços B2C, enquanto a DHL eCommerce focar-se-á na área B2B..Desta forma, serão criadas as marcas independentes “CTT Express, a partnership with DHL” no segmento B2C e “DHL, a partnership with CTT Express” no segmento B2B, cujo início da operação está dependente de aprovações regulatórias, devido à existência de alterações de controlo. Operação deve estar concluída até ao final de junho de 2025..Os CTT Expresso têm uma rede de 20 pontos de entrega, atualmente, bem como 22 hubs e 257 entrepostos entre Portugal e Espanha, contando ainda com mais de mil cacifos Locky. A DHL eCommerce, por sua vez, controla três mil pontos de serviço, sete hubs e 73 entrepostos em Espanha, ao dia de hoje..A parceria entre as duas empresas permitirá também a implementação de dez mil novos cacifos nos próximos anos, como forma de aumentar a capacidade de resposta nas entregas não domiciliárias. A parceria entre os CTT e a DHL surgiu um dia depois do operador postal português ter anunciado a aquisição por 104 milhões de euros da espanhola Cacesa, empresa dedicada ao comércio eletrónico internacional..A Cacesa opera uma plataforma de desalfandegamento de e-commerce’internacional, sendo um relevante fornecedor em Espanha e noutros mercados europeus. Sobre a Cacesa, o CEO dos CTT disse tratar-se do “parceiro certo” em termos económicos e estratégicos, já que os planos do grupo português passam por reforçar a operação na Península Ibérica e, eventualmente, expandir para os mercados europeus em que a Cacesa já opera..A Cacesa não está envolvida na parceria dos CTT com a DHL, mas o CEO da DHL eCommerce, Pablo Ciano, citado pela Lusa, admitiu avaliar posteriormente o interesse de entrar também no capital da Cacesa.