Foto: Gerardo Santos / Global Imagens
Foto: Gerardo Santos / Global Imagens

CTT e DHL fecham acordo para distribuição de encomendas online

Parceria estratégica prevê a combinação das redes de entrega das duas empresas em Portgual e Espanha. Prevê também Os CTT vão adquirir 25% da DHL eCommerce Espanha e incorporam a DHL eCommerce Portugal, enquanto a DHL vai adquirir 25% dos CTT Expresso Portugal.
Publicado a
Atualizado a

Os CTT e a DHL firmaram uma parceria estratégica para a distribuição de encomendas em Portugal e Espanha, foi esta quinta-feira anunciado.

De acordo com o comunicado, o acordo envolve a CTT Expresso e a DHL eCommerce e prevê a aquisição cruzada de participações entre as duas empresas. Os CTT vão adquirir 25% da DHL eCommerce Espanha, enquanto a DHL vai adquirir 25% dos CTT Expresso Portugal. Os CTT também vão adquirir a DHL eCommerce Portugal, sendo que a parceria estratégica prevê que as participações de 25% possam aumentar até aos 49%, ao longo do tempo.

Além disso, os CTT Expresso e a DHL eCommerce vão combinar "redes de entrega de encomendas de alta eficiência no e-commerce B2B e B2C [ou seja, no comérco eletrónico para o segmento empresarial e para o segmento de consumo, concretamente o consumidor final], incluindo entregas out-of-home [não domiciliárias], com capacidade diária superior a um milhão de envios na Península Ibérica”.

Para o presidente executivo do grupo CTT, João Bento, "unir forças" com a DHL eCommerce e adquirir a DHL eCommer Portugal "acelera" o "crescimento e alcance de mercado" dos CTT Expresso, "melhorando a sua posição como o operador logístico de comércio eletrónico com maior crescimento na Península Ibérica”.

Já Pablo Ciano, CEO da DHL eCommerce, observa a parceria como uma nova forma de estar no comércio eletrónioco, em Portugal e Espanha, um mercado que está "preparado para um crescimento significativo nos próximos anos”. E, por isso, o gestor adianta que o objetivo é aumentar “a qualidade e a fiabilidade do serviço para os segmentos B2B e B2C, com o objetivo de obter um milhão de milhões de euros em receitas provenientes de operações conjuntas”.

Com aquele acordo as duas empresas "serão transformadas em joint ventures", permitindo aos CTT e à DHL "reforçar a eficiência e endereçar oportunidades de crescimento dos mercados de e-commerce e distribuição de encomendas”, na Península Ibérica. Portugal e Espanha em conjunto representam o quarto maior mercado da Europa, nesta área, segundo o comunicado.

Em Espanha, a filial espanhola dos CTT Expresso vai dedicar-se aos serviços B2C, enquanto a DHL eCommerce focar-se-á na área B2B.

Desta forma, serão criadas as marcas independentes  “CTT Express, a partnership with DHL” no segmento B2C e “DHL, a partnership with CTT Express” no segmento B2B, cujo início da operação está ainda pendente de aprovações regulatórias, devido à existência de alterações de controlo.

Os CTT Expresso têm uma rede de 20 pontos de entrega, atualmente, bem como 22 hubs e 257 entrepostos entre Portugal e Espanha, contando ainda com mais de mil cacifos Locky. 

A DHL eCommerce, por sua vez, controla três mil pontos de serviço, sete hubs e 73 entrepostos em Espanha, ao dia de hoje.

A parceria entre as duas empresas permitirá também a implementação de 10.000 novos cacifos nos próximos anos, como forma de aumentar a capacidade de resposta nas entregas não domiciliárias.

Na quarta-feira, os CTT anunciaram a aquisição por 104 milhões de euros da espanhola Cacesa, empresa dedicada ao comécio eletrónico internacional.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt