Contas de serviços mínimos bancários aumentam 11% em 2024
Foto: Artur Machado

Contas de serviços mínimos bancários aumentam 11% em 2024

No ano passado foram abertas 30 140 contas de serviços mínimos bancários. 64,3% resultaram da conversão de uma conta de depósitos à ordem.
Publicado a
Atualizado a

Há cada vez mais pessoas a converter as conta de depósito à ordem em contas de de serviços mínimos bancários (SMB) que oferecem custos mais reduzidos.

Em 2024, foram constituídas 30 140 contas de SMB, sendo que a maioria, 64%, resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição bancária - um aumento em comparação com o peso de 59% registado em 2023 -,revelam os dados divulgados esta quarta-feira, 19, pelo Banco de Portugal (BdP).

Por outro lado, o peso da abertura de novas contas no sistema bancário caiu 5,1%, tendo sido efetuadas 10 768 novas aberturas.

No final do ano, havia 246 047 contas de SMB, o que se traduz num crescimento de 11% face ao período homólogo.

"No total de contas de SMB constituídas, tem vindo a aumentar o peso das conversões de conta e a diminuir o peso da abertura de novas contas no sistema bancário", explica o supervisor.

Olhando para os encerramentos, no período em análise foram fechadas 6493 contas de SMB, 87% das quais a pedido do cliente. Já as instituições bancárias encerraram 836 contas por sua iniciativa, principalmente por o titular deter outras contas de depósito à ordem (31%).

O BdP destaca ainda que a percentagem de contas de SMB constituídas por pessoas com mais de 65 anos continuou a aumentar em 2024 tendo atingido os 34% (+1%).

A conta de SMB permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido. Numa análise mais fina, os dados divulgados esclarecem que a maioria destas contas, 75,6%, tinham apenas um titular. Apenas um quarto das contas contava com mais do que um titular.

As contas de SMB podem ter mais do que um titular se ambos os titulares tiverem apenas esta conta ou se um dos titulares estiver abrangido pelas exceções previstas na lei.

Além da abertura e manutenção da conta de SMB, o titular pode, sem custos adicionais, ter acesso a vários serviços como dispor de um cartão de débito para movimentar a conta, efetuar depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos ou ter acesso à gestão da conta através dos serviços de homebanking e das apps de cada instituição.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt