Os comboios entre Lisboa e o Porto vão demorar menos 10 minutos a partir de domingo. A começar no dia 15, a ligação ferroviária entre as estações de Santa Apolónia e de Campanhã vai baixar para as duas horas e 48 minutos no Alfa Pendular e para as três horas e 13 minutos no serviço Intercidades, mostra a página oficial da CP. Os efeitos também vão sentir-se nas ligações suburbanas do Porto com as cidades de Ovar e de Aveiro e ainda nos serviços do Intercidades de Lisboa para Valença, Guimarães e Braga (que também têm o Alfa Pendular)..Nas deslocações de Lisboa para o Porto, o menor tempo de viagem garante que o comboio chega mais cedo - a viagem começará na capital no mesmo minuto; no sentido contrário, a partida será dada mais tarde e a hora de chegada será a mesma..O final das obras de renovação de via férrea entre Gaia e Espinho, na Linha do Norte, permite a primeira recuperação do tempo de viagem entre Lisboa e Porto em mais de uma década, é preciso recuar a abril de 2007: na altura, o Alfa Pendular passou a ligar as duas cidades em duas horas e 44 minutos em vez das anteriores duas horas e 55 minutos (na viagem mais rápida), segundo o portal Viajar Sobre Carris..De então para cá, os passageiros entre Lisboa e Porto têm passado mais tempo a bordo: em setembro de 2018, a viagem começou a ser feita em 2 horas e 50 minutos por conta do estado dos carris entre Ovar e Gaia; dois anos depois, o percurso passou para as 2 horas e 58 minutos, no Alfa Pendular, e, no Intercidades, a deslocação atingiu as 3 horas e 23 minutos..Com o mesmo tempo de viagem do comboio Intercidades, os autocarros Expresso atraíram passageiros, na altura, por terem mais partidas por hora, tomadas elétricas em todos os lugares e internet sem fios constante, graças à proximidade das torres móveis. O Passe Ferroviário Verde, lançado em outubro, veio equilibrar as contas do comboio sobre o transporte rodoviário - desde que o passageiro consiga reservar lugar a bordo..A recuperação do tempo de viagem, no entanto, não será muito duradoura. No próximo ano, está previsto o arranque das obras da renovação da via entre Ovar e Espinho, num percurso de 19km, com a duração estimada de praticamente três anos e que irá implicar limitações de velocidade durante dois anos, segundo informação dada aos operadores ferroviários pela Infraestruturas de Portugal. Só não se sabe ainda quantos minutos é que serão acrescentados às viagens ferroviárias. Fora de causa está a suspensão da circulação de comboios, porque as obras mais profundas estarão guardadas para a madrugada, quando praticamente não há serviços ferroviários..Em fevereiro de 2016, na apresentação do programa de investimentos Ferrovia 2020, estava prevista uma só empreitada entre Ovar e Gaia. As obras no local deveriam decorrer entre o final de 2017 e o 3.º trimestre de 2019. No entanto, com o atraso no lançamento dos projetos, os trabalhos foram divididos em dois subtroços: o percurso entre Gaia e Espinho foi dado como pronto em julho deste ano, após quatro anos de obras; a ligação Espinho-Ovar terá, a partir de 2025, cerca de três anos de empreitadas..Mais comboios dependem de nova linha Mesmo depois do final das obras na Linha do Norte, o tempo de viagem entre Santa Apolónia e Campanhã não deverá baixar muito das duas horas e 44 minutos. Também será difícil colocar mais comboios entre Lisboa e Porto, porque o nível de utilização ronda os 90%, segundo dados de 2019 da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Por dia, são 730 comboios entre as duas cidades e nos dois sentidos, entre serviços de longo curso, regionais, suburbanos e mercadorias..Para aumentar o número de ligações sobre carris entre Lisboa e Porto será necessário construir uma nova via férrea. Prevê-se que, em 2031, com a linha construída entre Porto-Campanhã e Soure, haverá 19 comboios de alta velocidade por dia e por sentido entre Porto e Lisboa..A capacidade irá aumentar no ano seguinte, com a previsão de 60 serviços por dia entre as duas cidades. Nessa altura, a IP conta que esteja pronta a ligação entre Soure e Carregado - para a viagem entre Lisboa e Porto ficar a menos de 1 hora e 20 minutos..Até agora, já foi escolhido o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, para construir os 71km entre Porto-Campanhã em regime de parceria público-privada. Até 6 de janeiro serão recebidas propostas para a construção dos 71km seguintes, entre Oiã e Soure. Em janeiro de 2026 será lançado o concurso para a empreitada de 120km entre Soure e Carregado.