Chineses entram em mega projeto imobiliário de 300 milhões em Oeiras
Vai nascer mais um parque empresarial em Oeiras com área para habitação. O Parque Central é um projeto conjunto entre a Teixeira Duarte e a China Sate Construction Engineering, a maior construtora mundial, e prevê um investimento superior a 300 milhões de euros, disse ao DN Manuel Maria Teixeira Duarte, o CEO da construtora portuguesa. “A parceria entre as duas empresas é de 50% do capital para cada uma na sociedade”.
Segundo o executivo, o plano de pormenor do projeto urbanístico já está aprovado. “Agora estamos a aprovar a licença de loteamento para começar a construção”, disse o empresário. O prazo previsto para a conclusão das várias fases do projeto é de oito a nove anos, o que atira a inauguração para 2033.
Á área de construção vai abranger o equivalente à freguesia de Campolide, em Lisboa, exemplificou Manuel Teixeira Duarte. E localiza-se à direita da estação de serviço da GALP, no sentido Lisboa-Cascais da A-5. Em causa estão qualquer coisa como 80 mil m2 para esritórios e 60 mil m2 para habitação. Esta aliança procura dar resposta à necessidade cada vez mais sentida de se morar perto do trabalho, também para evitar o uso do carro e a sua pegada carbónica, contextualizou o empresário.
O embaixador chinês em Portugal, Zhao Bentang, admitiu em 2024 que o envolvimento de uma empresa chinesa no projeto de Oeiras, poderia atrair “investimentos das empresas chinesas na área das novas energias”.