O presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis, Miguel Stilwell d'Andrade.
O presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis, Miguel Stilwell d'Andrade.FOTO: Nuno Veiga / Lusa

CEO do grupo EDP diz que EUA precisam de energias renováveis apesar da vontade de Trump em desinvestir no setor

Grupo já investiu 20 mil milhões de dólares em energia renovável nos Estado Unidos, incluindo no período que abrange o primeiro mandato de Donald Trump.
Publicado a
Atualizado a

O presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis, Miguel Stilwell d'Andrade, acredita que os EUA precisam de energias renováveis.

"Hoje declaro também uma emergência nacional de energia", afirmou Donald Trump no discurso de tomada de posse como 47.º presidente dos EUA. "Vamos perfurar, querida, nós vamos perfurar", disse numa alusão ao investimento que quer canalizar para a indústria petrolífera, em detrimento da aposta em fontes energéticas renováveis. Aliás, Trump também anunciou que os EUA vão sair do Acordo de Paris, que contém compromissos para a transição energética e de combate às alterações climáticas.

As afirmações geraram receios nas empresas renováveis presentes nos mercados de capitais. Mas apesar dos "riscos", para o CEO da EDP Renováveis, os EUA não só vão precisar deste setor, como o ano de 2025 será "relativamente" bom.

"Estamos relativamente otimistas para 2025. Temos uma pegada [leia-se atividade] global, com uma presença muito forte nos EUA, uma grande atividade na Europa, assim como no Brasel e no sudeste asiático", afirmou em entrevista à CNBC, durante o Fórum Económico de Davos.

Quanto aos EUA, o gestor revelou que a empresa já investiu "20 mil milhões de dólares durante várias administrações, incluindo a primeira de Donald Trump". E garantiu que os EUA "um grande mercado, que precisa de toda a energia disponível - gás ou renováveis".

Stilwell referia-se à necessidade dos EUA alimentarem os centros de dados que vão sustentar novos serviços de Inteligência Artificial (IA).

"Os EUA querem liderar na IA e estamos aqui para ajudar a fornecer energia nestes centros de dados”, afirmou o CEO do grupo EDP, adiantando que há procura por energia renovável em "todos os setores e regiões" onde a EDP está, o que se traduz numa "tremenda oportunidade".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt