Capwatt investe 20 milhões na produção de biometano em Aljustrel
A Capwatt, multinacional especializada em soluções energéticas sustentáveis, está a construir uma unidade de produção de biometano em Aljustrel, num investimento de 20 milhões de euros.
O projeto, que a empresa garante, em comunicado, ser a primeira unidade em Portugal focada na produção de biometano a partir de subprodutos agroindustriais, vai "ajudar na valorização dos subprodutos agroindustriais da AZPO - Azeites de Portugal, minimizando o seu impacto ambiental, contribuindo para a descarbonização do setor e promovendo a economia circular".
Em termos de ganhos ambientais, está estimado que a fábrica, que deverá iniciar a laboração ainda este ano, permita uma redução de 23 mil toneladas de emissões de CO₂ equivalente por ano, e ajude à valorização de 160 mil m3 de subprodutos agroindustriais por ano, gerando GWh/ano de gás natural de origem renovável.
“A produção de biometano é um passo crucial para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que permite valorizar os subprodutos agroindustriais e contribuir para uma melhoria da pegada ecológica", refere, citada no comunicado, Filipa Nolasco, administradora financeira da Capwatt.
Já Cristiano Amaro, responsável da área de Biometano da empresa, destaca: “A neutralidade carbónica exige mais do que eletricidade renovável – é fundamental descarbonizar os setores ainda fortemente dependentes de combustíveis fósseis. O biometano pode substituir o gás natural na indústria e nos transportes, tirando partido das infraestruturas existentes. Além disso, permite uma gestão sustentável de resíduos orgânicos, contribuindo para uma economia mais limpa e eficiente.”