A R.Power prevê entregar aproximadamente 552 GWh de eletricidade durante 2025 e 2034
Artur Machado

BPI e CaixaBank financiam R.Power em 38,6 milhões de euros

Financiamento visa o desenvolvimento de centrais solares em Portugal com uma capacidade total de 68 megawatts.
Publicado a
Atualizado a

O BPI e o CaixaBank vão financiar a R.Power em 38,6 milhões de euros, tendo em vista o desenvolvimento de um portefólio de centrais solares em Portugal, com uma capacidade total de 68 megawatt-pico (MWp).

De acordo com o comunicado da R.Power, que se assume como "um dos maiores produtores independentes de energia renovável na Europa", este é o seu primeiro acordo internacional de project finance com o CaixaBank e o Banco BPI, que atuaram como consultores financeiros para a organização e montagem da operação. O CaixaBank foi também o coordenador do financiamento verde e o Banco BPI, banco agente.

Em causa está o refinanciamento de ativos já construídos e o financiamento para a construção de oito centrais fotovoltaicas, financiamento esse garantido por um contrato de aquisição de energia (PPA, na sigla em inglês) de longo prazo "com um dos principais grupos energéticos europeus", que não é especificado.

O PPA estará em vigor entre 2025 e 2034, e a R.Power prevê a entrega de aproximadamente 552 GWh de eletricidade durante esse período, acrescenta.

"Esta operação é um marco significativo no crescimento da R.Power. O nosso primeiro acordo internacional de project finance confirma a nossa credibilidade no mercado europeu de energias renováveis", refere, citado no comunicado, Przemek Pięta, cofundador e CEO da R.Power.

A empresa, especializada no desenvolvimento de centrais solares fotovoltaicas de grande dimensão, sistemas de armazenamento de energia (BESS, na sigla em inglês) e parques eólicos, tem operações na Polónia, Roménia, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt