Javier Pareja, presidente da Bosch em Portugal
Javier Pareja, presidente da Bosch em PortugalD.R.

Bosch confirma Javier González Pareja como representante do grupo em Portugal

Gestor espanhol assumia interinamente as funções que eram de Carlos Ribas, afastado compulsivamente com outros quatro gestores na fábrica de Braga.
Publicado a
Atualizado a

O grupo alemão Bosch confirmou esta terça-feira Javier González Pareja como representante da Bosch em Portugal. O gestor já era presidente da Bosch Iberia (Portugal e Espanha) desde 2017, passando a acumular funções.

O gestor espanhol já assumia funções de representante do negócio português desde agosto de 2024, mas de forma interina. Agora, assume a posição definitivamente.

Para a Bosch, a continuidade de González Pareja como representante do negócio em Portugal é a forma de manter "a confiança e a aposta na continuidade do trabalho que tem sido desenvolvido até ao momento".

“Este é um compromisso que abraço com entusiasmo e dedicação. Assumirei pessoalmente esta função, o que me permitirá estar ainda mais próximo do desenvolvimento das nossas atividades no país", afirma o gestor espanhol, realçando que Portugal "tem um grande potencial para continuar a crescer como centro estratégico para a Bosch na Europa".

Javier González Pareja substitui definitivamente Carlos Ribas, que foi em julho de 2025 - juntamente com outros quatro gestores de topo da unidade da Bosch em Braga - suspenso compulsivamente, com efeitos imediatos. Ribas assumia a representação do negócio português com a liderança da fábrica de Braga. Em Braga, a liderança foi assumida por Carlos Jardim, enquanto as funções de representante do negócio nacional foram assumidas, interinamente, pelo presidente da Bosch Iberia.

Radicado em Lisboa desde 2023, o novo representante da Bosch em Portugal é licenciado em economia pela Universidade Complutense de Madrid e Universidade Bayreuth na Alemanha. Está na Bosch há 30 anos, assumindo também responsabilidades pelos recursos humanos do grupo na Europa, Médio Oriente e Norte de África.

Antes, foi general manager da Bosch na Hungria e desempenhou também funções como vice-presidente da Câmara de Comércio Alemã na Hungria entre 2013 e 2016. De 2018 e 2022, foi presidente da Câmara de Comércio Alemã em Espanha.

A Bosch emprega cerca de sete mil pessoas em Portugal, tendo faturado em 2023 (último ano com dados disponíveis) mais de dois mil milhões de euros no país. Globalmente, o grupo conta com mais de 400 mil trabalhadores e um volume de negócios perto dos 92 mil milhões de euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt