Bondalti, do Grupo José de Mello, vai fornecer nova dessalinizadora na Arábia Saudita
A Bondalti Water, marca de tratamento de águas da Bondalti, do G, rupo José de Mello, anunciou que foi escolhida para fornecer "soluções especializadas" à nova dessalinizadora que será construída na costa oeste da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho.
O projeto, designado por Rabigh 4 Independent Water Plant (Rabigh 4), tem um investimento total previsto de 647 milhões de euros e deverá entrar em operação no primeiro trimestre do próximo ano. Terá capacidade para tratar 600 mil metros cúbicos de água do mar, por dia, e um reservatório de armazenamento de 1,2 milhões de metros cúbicos de água tratada, que servirá para abastecer as regiões de Meca e Medina.
"Para garantir o desempenho ideal, a Bondalti Water fornecerá agitadores especiais destinados à preparação de soluções químicas e preparadores de floculante em contentores, equipados com sistemas de dosagem automática", pode ler-se no comunicado da empresa.
A Rabigh 4, que inclui, além da dessalinizadora, as infraestruturas associadas para a captação de água do mar, as redes de bombeamento e os sistemas de tratamento, será desenvolvida por um consórcio liderado pela Acwa Power, empresa saudita de destaque na área de energia e dessalinização, em parceria com a Haji Abdullah Alireza & Co (HAACO), especialista em operação e manutenção de estações dessalinizadoras de água do mar, e o Grupo Almoayyed Contracting, do Bahrain.
Com este projeto, a marca da Bondalti, o maior produtor português e um dos principais operadores ibéricos no setor dos químicos industriais, diz que "reforça a sua penetração no mercado saudita" onde forneceu equipamentos e tecnologias para o projeto Shuaiba 5, uma estação de osmose inversa com capacidade de 600.000 m³/dia desenvolvida pela Saline Water Conversion Corporation (SWCC).
Desde então, "ampliou o seu portefólio no segmento, investindo em soluções para todo o ciclo integral da água e consolidando-se como parceira de referência em projetos de grande escala", frisa.
A Rabigh4 faz parte da Estratégia Nacional de Água 2030 da Arábia Saudita "que visa transformar o setor hídrico local através da gestão integrada e eficiência de recursos, de forma a mitigar a escassez da água e a dependência de aquíferos não-renováveis".
Até 2030, a Autoridade de Água da Arábia Saudita (SWA) planeia satisfazer 90% das necessidades nacionais de água, por via da dessalinização, escalando a sua capacidade de produção para atingir 11,5 milhões de metros cúbicos por dia.
Com 750 pessoas e instalações industriais em Portugal (Estarreja e Sintra) e em Espanha (Cantábria e La Rioja), bem como logísticas, em Aveiro, Barreiro e Vigo, a Bondalti tem ainda operações em Angola (Luanda) e escritórios em Lisboa (sede), Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño. Faturou 535 milhões de euros em 2024, um crescimento de 6% no seu volume de negócios consolidado.