A Bondalti Water é uma marca da Bondalti, do Grupo José de Mello.
FOTO: Rui Vasco

Bondalti, do Grupo José de Mello, vai fornecer nova dessalinizadora na Arábia Saudita

Projeto de 650 milhões de euros terá capacidade para tratamento de 600 mil metros cúbicos ao dia e vai abastecer as regiões de Meca e Medina.
Publicado a
Atualizado a

A Bondalti Water, marca de tratamento de águas da Bondalti, do G, rupo José de Mello, anunciou que foi escolhida para fornecer "soluções especializadas" à nova dessalinizadora que será construída na costa oeste da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho.

O projeto, designado por Rabigh 4 Independent Water Plant (Rabigh 4), tem um investimento total previsto de 647 milhões de euros e deverá entrar em operação no primeiro trimestre do próximo ano. Terá capacidade para tratar 600 mil metros cúbicos de água do mar, por dia, e um reservatório de armazenamento de 1,2 milhões de metros cúbicos de água tratada, que servirá para abastecer as regiões de Meca e Medina.

"Para garantir o desempenho ideal, a Bondalti Water fornecerá agitadores especiais destinados à preparação de soluções químicas e preparadores de floculante em contentores, equipados com sistemas de dosagem automática", pode ler-se no comunicado da empresa.

A Rabigh 4, que inclui, além da dessalinizadora, as infraestruturas associadas para a captação de água do mar, as redes de bombeamento e os sistemas de tratamento, será desenvolvida por um consórcio liderado pela Acwa Power, empresa saudita de destaque na área de energia e dessalinização, em parceria com a Haji Abdullah Alireza & Co (HAACO), especialista em operação e manutenção de estações dessalinizadoras de água do mar, e o Grupo Almoayyed Contracting, do Bahrain.

Com este projeto, a marca da Bondalti, o maior produtor português e um dos principais operadores ibéricos no setor dos químicos industriais, diz que "reforça a sua penetração no mercado saudita" onde forneceu equipamentos e tecnologias para o projeto Shuaiba 5, uma estação de osmose inversa com capacidade de 600.000 m³/dia desenvolvida pela Saline Water Conversion Corporation (SWCC).

Desde então, "ampliou o seu portefólio no segmento, investindo em soluções para todo o ciclo integral da água e consolidando-se como parceira de referência em projetos de grande escala", frisa.

A Rabigh4 faz parte da Estratégia Nacional de Água 2030 da Arábia Saudita "que visa transformar o setor hídrico local através da gestão integrada e eficiência de recursos, de forma a mitigar a escassez da água e a dependência de aquíferos não-renováveis".

Até 2030, a Autoridade de Água da Arábia Saudita (SWA) planeia satisfazer 90% das necessidades nacionais de água, por via da dessalinização, escalando a sua capacidade de produção para atingir 11,5 milhões de metros cúbicos por dia.

Com 750 pessoas e instalações industriais em Portugal (Estarreja e Sintra) e em Espanha (Cantábria e La Rioja), bem como logísticas, em Aveiro, Barreiro e Vigo, a Bondalti tem ainda operações em Angola (Luanda) e escritórios em Lisboa (sede), Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño. Faturou 535 milhões de euros em 2024, um crescimento de 6% no seu volume de negócios consolidado.

A Bondalti Water é uma marca da Bondalti, do Grupo José de Mello.
Lucros do Grupo José de Mello caíram 15% em 2024, para 81 milhões de euros

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt