O projeto imobiliário que está a ser desenvolvido pela Fidelidade em Entrecampos, nos terrenos da antiga Feira Popular.
O projeto imobiliário que está a ser desenvolvido pela Fidelidade em Entrecampos, nos terrenos da antiga Feira Popular.Fidelidade

Banco de Portugal compra edifício à Fidelidade por 192 milhões de euros para nova sede

Poupança anunciada por Mário Centeno, de cinco milhões por ano, terá investimento amortizado em mais de 38 anos.
Publicado a
Atualizado a

O Banco de Portugal (BdP) vai comprar edifício à seguradora Fidelidade em Entrecampos por 191,99 milhões de euros para ser a sua nova sede em Lisboa. O valor do negócio foi confirmado ao DN em nota.

O BdP assinou um contrato-promessa de compra e venda com a seguradora, conforme comunicado pela autoridade monetária. O imóvel destina-se a concentrar os serviços de escritório do banco central, atualmente dispersos pela capital.

O valor da transação corresponde ao "limite inferior das avaliações independentes realizadas", garantindo a proteção do interesse público, segundo o BdP. O edifício possui uma área bruta de construção de cerca de 32 mil metros quadrados.

A aquisição representa o culminar de um processo de mais de quarenta anos de procura por uma localização única em Lisboa, diz ainda a autoridade monetária liderada por Mário Centeno. O BdP acrescenta que a concentração dos serviços permitirá uma poupança anual de cinco milhões de euros.

Feitas as contas, a concretizar-se este nível de poupança, o investimento estará totalmente amortizado (sem contar com fatores como inflação ou valorização predial) em 38,4 anos.

A atual sede do Banco de Portugal.
A atual sede do Banco de Portugal.

A Fidelidade confirmou a venda e destacou que o seu projeto em Entrecampos representa uma revitalização daquela zona central de Lisboa. A seguradora é detida em 85% pela Fosun, com os restantes 15% pertencentes à Caixa Geral de Depósitos.

A Fidelidade é propriedade da Caixa Geral de Depósitos e da chinesa Fosun que, nesta altura, passa por um período de redução do seu endividamento.

(Notícia atualizada dia 5 de maio)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt