A entrega de prémios do Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes decorreu nesta quarta-feira, dia 18, na Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro
A entrega de prémios do Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes decorreu nesta quarta-feira, dia 18, na Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva MonteiroDR

Alvarinhos de 'ouro' no Concurso dos Vinhos Verdes

Alvarinho Deu-la-Deu Reserva 2023, Quinta das Pirâmides Reserva Alvarinho 2021 e Dona Paterna Alvarinho Bruto 2021 venceram a Grande Medalha de Ouro da edição 2025
Publicado a: 
Atualizado a: 

A casta Alvarinho dominou a edição de 2025 do Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que distinguiu 79 vinhos em 12 categorias distintas. Alvarinho Deu-la-Deu Reserva 2023, Quinta das Pirâmides Reserva Alvarinho 2021 e Dona Paterna Alvarinho Bruto 2021 foram os vencedores da Grande Medalha de Ouro, numa cerimónia que decorreu, nesta quarta-feira, dia 18 de junho, no Palacete Silva Monteiro, no Porto.

Promovido anualmente pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o concurso recebeu quase 270 amostras, um número 9% acima das inscrições do ano anterior. A CVRVV dá especial destaque ao aumento de 11% nos inscritos na categoria Grandes Vinhos com Estágio e de 56% nos Vinhos Espumantes.

Para a presidente da comissão, este acréscimo mostra que a região "está a apostar em segmentos premium que registam uma afirmação crescente no mercado". Dora Simões destaca ainda o aumento de 3% no número de operadores a participar no concurso, sublinhando, em declarações ao Diário de Notícias, que, nos vinhos, "os prémios são fundamentais para a promoção e valorização das marcas", na medida em que constituem "excelentes veículos de comunicação e uma validação de portfólio para a internacionalização".

Os 'Verdes' são os vinhos portugueses com maior peso nas exportações nacionais, com exceção do Vinho do Porto. Nos primeiros quatro meses do ano, em que as exportações totais de vinhos estão a cair 1,5%, arrastadas pelas quebras no mercado russo, americano e canadiano, as vendas ao exterior de Vinhos Verdes cresceram 4% para 40,1 milhões de euros.

Para Dora Simões, a participação no concurso é já um primeiro passo na promoção, dado que o júri, de 45 elementos, é constituído por profissionais de vários mercados estratégicos, enólogos, imprensa e provadores certificados.

"Nesse momento, já estão a fazer o seu trabalho de promoção junto desses destinatários, alavancando a fase seguinte de comunicação ao mercado dos resultados obtidos. Tudo isto é valorização, posicionamento e promoção, o que é fundamental numa região que detém uma marca coletiva reconhecida internacionalmente como os Vinhos Verdes", argumenta.

Diário de Notícias
www.dn.pt