Foto: Líbia Florentino
Foto: Líbia Florentino

Aeroportos nacionais movimentaram recorde de 61 milhões de passageiros até outubro

Número de passageiros movimentados até outubro subiu 4,2%. Aeroporto de Lisboa foi responsável por metade do movimento de passageiros no país e aeroporto do Porto foi o que mais cresceu. Nos primeiros 10 meses do ano o Reino Unido continuou a liderar como o principal país de origem e destino dos voos.
Publicado a
Atualizado a

O ano ainda não chegou ao fim, mas há já uma certeza em cima da mesa: 2024 será o melhor ano de sempre para o turismo do país. Os recordes são tranversais aos vários indicadores que permitem tirar o pulso à atividade e os aeroportos não são exceção. Até outubro, as infraestruturas aeroportuárias do país movimentaram um máximo de 61 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 4,2% face ao mesmo período de 2023, revelam as estatísticas rápidas divulgadas esta quarta-feira, 11, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No acumulado até ao décimo mês do ano, a Portela foi responsável por praticamente metade do movimento de passageiros no país (49%), num total de 29,9 milhões de passageiros (+4,3%). A Norte, o aeroporto do Porto continuou a apresentar o maior crescimento a nível nacional, com um avanço de 4,6% neste indicador. No total, o aeroporto Francisco Sá Carneiro movimentou 13,7 milhões de passageiros. Já o aeroporto de Faro registou um crescimento de 1,8% no movimento de passageiros, totalizando 9,1 milhões.

A manter a liderança do top dos cinco dos principais países de origem e de destino dos voos, entre janeiro e outubro, está o Reino Unido que apresentou crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,6%) e embarcados(+1,3%). A segunda posição pertence à França que registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-3,6%) e embarcados (-3,8%). As restantes posições da tabela são ocupadas pela Espanha,  Alemanha e Itália.

Olhando apenas para o mês de outubro, os aeroportos movimentaram 6,5 milhões de passageiros (+2,9%) e 24 mil toneladas de carga e correio (+17,7%).  O desembarque médio diário atingiu os 103,7 mil passageiros, um aumento de  2,5% face ao mesmo mês de 2023.

O número de aviões a aterrar nos aeroportos nacionais recuou ligeiramente (-1,1%) totalizando 22 mil aeronaves. "Em outubro de 2024, 82,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,7 milhões de passageiros (+2,4%), na maioria provenientes do continente europeu (70,1% do total), correspondendo a um aumento de 1,2% face a outubro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,5% do total de passageiros desembarcados (+6,3%)", destaca o gabinete de estatística.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt