Arranca esta quarta-feira o concurso público das obras para aumentar a circulação de comboios acima do Porto. A Infraestruturas de Portugal (IP) tem um orçamento de 150 milhões de euros para a empreitada de quadruplicação do troço entre Contumil e Ermesinde, num total de 7,3 quilómetros. Somadas as verbas para nova sinalização, novos sistemas de informação e trabalhos nas estações, as obras ascendem a 219,57 milhões de euros, segundo autorização de despesa dada pelo Governo à IP em novembro do ano passado. Se não existirem mais atrasos, as obras arrancarão no princípio de 2026 e ficarão prontas entre o final de 2029 e o início de 2030.Além das obras na via, a Estação de Rio Tinto será aumentada e ganhará mais do dobro dos lugares de estacionamento, de 120 para 264 automóveis, além de haver mais espaço para deixar motas e bicicletas. Também estão previstas intervenções no Apeadeiro de Palmilheira/Águas Santas e o fim das passagens de nível em mais de cinco quilómetros de linha, transformadas em passagens desniveladas ou superiores, conforme as situações. As obras serão feitas sobretudo em zona urbana. As limitações na circulação de comboios serão sobretudo em período noturno.Após os trabalhos, serão permitidas mais circulações a partir da Estação de Campanhã para as linhas do Douro e do Minho, com benefícios extensíveis às ligações até às cidades de Braga e de Guimarães. Campanhã é a principal estação de comboios do norte do país mas tem capacidade limitada para expedir comboios que vão para linhas mais acima no mapa. Atualmente, mais de dois quilómetros depois de Campanhã, em Contumil, apenas existem duas vias para enviar comboios para todo o norte do país, dando menos flexibilidade na gestão das operações. Basta haver uma avaria neste local para complicar a circulação de comboios.Com a quadruplicação, haverá duas vias exclusivas para a Linha do Minho, para serviços suburbanos, regionais e de longo curso para cidades como Braga, Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo e Valença; e outras duas vias para a Linha do Douro, com serviços suburbanos até Marco de Canaveses e oferta de comboios regionais e inter-regionais para Régua e o Pocinho. Desta forma, “viabiliza a separação dos tráfegos das Linhas do Minho e Douro na Estação de Campanhã, permitindo um aumento significativo da capacidade”, salienta ao DN fonte oficial da IP.O aumento da capacidade também vai ajudar na futura ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo e irá ainda beneficiar a circulação de comboios de mercadorias.Inicialmente, o orçamento total para a quadruplicação do Contumil-Ermesinde era de 120 milhões de euros e as obras ficariam concluídas entre o final de 2028 e o início de 2029, segundo o Programa Nacional de Investimentos 2030. Atualmente, o orçamento total é de cerca de 220 milhões de euros, com comparticipação europeia de 40,27 milhões de euros, refere fonte oficial da IP. Ou seja, mais de um sexto das obras terá financiamento da União Europeia.