Trabalhadores com crédito à habitação podem reduzir retenção de IRS (mas poucos sabem e aderem)
Desde o início do ano, trabalhadores que tenham crédito à habitação podem pedir para reter menos IRS mensalmente. Medida tem tido pouca adesão, por ser "pouco conhecida" pelos portugueses, defende bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Os trabalhadores com crédito à habitação podem pedir desde o início do ano para reter menos IRS mensalmente, mas a perceção da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Deco é que a medida está a ser pouco usada.
Relacionados
"A minha sensação é que não está a ser muito usada", disse à Lusa a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, admitindo que tal se deve essencialmente ao facto de se tratar de uma medida recente e pouco conhecida e também ao receio de que, pagando menos mensalmente, possam perder o reembolso ou ter de pagar imposto no acerto anual.
"Efetivamente há uma noção de que isso [menor desconto mensal de imposto] possa levar a que exista pagamento de IRS", referiu à Lusa Paula Franco.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Uma opinião partilhada por Natália Nunes, coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da Deco: "As pessoas já vão organizando a sua vida de forma a aproveitar o reembolso para pagar despesas anuais, por exemplo, e têm receio de perder o reembolso [por descontarem menos por mês] ou de terem de pagar imposto no final", precisa.
Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia