Taxa sobre lucros excessivos custa 100 milhões de euros à Galp em 2022
A nova taxa extraordinária sobre lucros excessivos deverá ter um impacto de cem milhões de euros nas contas da Galp, informou a empresa esta sexta-feira.
"A título preliminar, este novo imposto poderá potencialmente impactar a Galp em até 100 milhões de euros no ano fiscal de 2022", lê-se numa nova enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Na mesma nota, a petrolífera adianta que já foi aprovado na Assembleia da República "a implementação de um novo imposto que poderá ser aplicável às atividades de refinação e comercialização da Galp em Portugal, relativas a todo o ano de 2022 e 2023".
Foi a 20 de dezembro que os deputados aprovaram a proposta do governo da taxa extraordinária sobre lucros excessivos, a aplicar para já a empresas dos setores da energia e distribuição alimentar. Na votação final global, a proposta do governo foi aprovada a 21 de dezembro.
A proposta do Governo teve os votos a favor do PS, BE, PAN e Livre, a abstenção do PSD e do PCP e o voto contra do Chega e da Iniciativa Liberal.