Taxa de inflação terá recuado para 1,4% em dezembro

Tendo em conta a informação já apurada, o INE indica que a inflação de dezembro é "inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada" em novembro. Estima ainda uma variação média nos últimos doze meses de 4,3%.
Publicado a
Atualizado a

A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) indica esta sexta-feira que a taxa de inflação terá recuado para 1,4% em dezembro, tendo em conta a informação já apurada. Trata-se de um valor "inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.)" face ao verificado em novembro.

De acordo com o INE, o "principal contributo para esta desaceleração provém do comportamento dos preços dos produtos alimentares, que terão diminuído 0,6% face ao mês anterior".

"Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 4,3% (5,0% no mês anterior), que compara com a variação média de 7,8% em 2022", adianta ainda o organismo, em comunicado.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2,6% em dezembro (contra 2,9% no mês precedente).

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos situou-se em -10,5% (-12,4% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 2,0% (3,5% em novembro).

Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC terá sido -0,5% (-0,3% em novembro e em dezembro de 2022).

Em dezembro, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 1,8%, contra 2,2% no mês precedente.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de dezembro de 2023 serão publicados no próximo dia 11 de janeiro.

Em atualização

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt