Speed-E. REN apresenta em Hannover solução "inovadora" de carregamento de veículos elétricos
A REN está na Feira de Hannover, Alemanha, onde dá a conhecer o speed-E, uma solução de carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica.
Chama-se speed-E e a REN - Redes Energéticas Nacionais apresenta-o como uma "solução inovadora" de carregamento de veículos elétricos. Um projeto que é dado a conhecer no expositor da empresa na Feira de Hannover, que escolheu este ano Portugal como país parceiro.
Relacionados
Na principal feira de tecnologia industrial, que decorre na cidade alemã até quinta-feira, a REN, que participa no certame a convite da AICEP, apresenta o speed-E, que possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica. Ou seja, a partir das linhas de Muito Alta Tensão, explica a empresa, em comunicado enviado às redações.
"O speed-E tem como grande vantagem a disponibilização de elevada potência, dado estar ligado à rede de transporte, com presença em todo o país, permitindo assim alargar a oferta da infraestrutura de carregamento a uma rede de cerca de 9000 km", indica a empresa, presente na feira de Hannover, que foi inaugurada com o primeiro-ministro, António Costa, juntamente com o chanceler alemão, Olaf Scholz.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Para a REN, esta solução representa "uma alternativa competitiva e complementar às tradicionais", garantindo "sinergias para o Sistema Elétrico global, particularmente em contextos de proximidade com a Rede Nacional de Transporte".
Speed-E, acrescenta a empresa, "é adequado para contextos de elevada potência (transporte pesado de passageiros ou elevado número de veículos em simultâneo como áreas de serviço, grandes hubs, como parques de estacionamento públicos e de transportes públicos, descarbonização de equipamentos de gestão florestal e setor fluvial)".
Explica a REN que este projeto consiste na "disponibilização de uma solução integrada de abastecimento, a partir da ligação à Rede de Muito Alta Tensão, que fará a transformação para Baixa Tensão".
Refere ainda a REN que "arquitetura modular" do speed-E permite "a customização, mediante a necessidade de potência do cliente, suportando as necessidades das operações da empresa, sem restrições, através de múltiplos carregadores rápidos e/ou ultrarrápidos".