Schäuble: Portugal "estava" no bom caminho
"Portugal estava no bom caminho. Mas ainda não está suficientemente bem para resistir", diz ministro alemão
O ministro alemão das Finanças manifestou hoje "preocupação" e "tristeza", pela subida das taxas de juro de Portugal. Wolfgang Schäuble espera que os problemas com o país "não voltem a aparecer", especialmente porque até aqui, Portugal "estava" no bom caminho.
"Estamos todos preocupados com as taxas de juro de Portugal, que estão a subir nos mercados financeiros. Estas são as nossas preocupações", disse o ministro alemão, em declarações registadas pelo DN, em Bruxelas.
"Como ministros das finanças, sabemos que isto é um fardo para o orçamento nacional, quando os juros sobem tanto. Isso deixa-me triste por Portugal", afirmou Wolfgang Schäuble, esperando que o governo faça tudo para "evitar a desconfiança dos mercados".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Espero que qualquer coisa que o governo faça, (...) evite qualquer forma de desconfiança dos mercados e claramente houve alguma desconfiança dos mercados", disse o ministro alemão.
"Como era evidente, Portugal estava no bom caminho. Mas ainda não está suficientemente bem para resistir. A questão é esta", afirmou, avisando ainda para uma ideia manifestada na reunião de Eurogrupo, sobre a possibilidade de novos problemas em relação às taxas de juro de Portugal.
"Esperamos que os problemas que tivemos com Portugal não voltem a aparecer", alertou o ministro alemão, insistindo para que Portugal "faça de tudo para contrariar a desconfiança dos mercados".